No setor de telemarketing da empresa Marioset, as operadoras realizam ligações para a oferta de produtos uma vez por semana para os maiores clientes. Nesta semana, dos 5 maiores clientes da empresa, apenas 3 adquiriram o produto A. A Marioset lançará o produto B na próxima semana e deseja calcular a probabilidade da compra desse produto pelos seus maiores clientes.
Considerando que , e-5=0,007' a probabilidade da Marioset vender o produto B para os seus maiores clientes será de:
50%.
20,83%.
14,58%.
3% .
87,5%.
Bom dia Jhuly.
O problema me parece fora de contexto ou isolado de um contexto. Além disso, tem muitas coisas implícitas, mas vamos lá.
O problema trata-se de um evento com distribuição Poisson.
Hipoteticamente, o parâmetro lambda dessa Poisson é igual a 5 (mas isso não fica claro).
Também de maneira hipotética e implícita, deseja-se descobrir a probabilidade de que a empresa venda 3 produtos B assim como vendeu 3 produtos A (novamente, não está claro).
Dessa maneira, o que se deseja é determinar a probabilidade de X = 3 em um distribuição Poisson com parâmetro lambda igual a 5.
Isso é dado por:
P(X = 3) = 5^3 · exp(-5) / 3! = 0,1458333 ... = 14,58% (Terceira alternativa)
OBSERVAÇÃO: Considero o exercício muito vago e mal escrito, mas o valor 14,58% é o único que faz sentido nesse contexto hipotético, pois 87,5 é um erro de conversão; 50%, provavelmente falta de opção ou vai de encontro com um senso "comum" sobre uma frase de que, em Probabilidade, tudo é 50% (Acontece ou Não); 3% seria para X = 1 (na verdade seria 3,5%).
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,