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Tânia há 5 anos
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Int. de confiança

Suponha que em determinada pesquisa realizada com 50 clientes de telefonia celular, o pesquisador verificou que a proporção de clientes insatisfeitos com serviços da operada era de 0,40. Considerando confiança de 99%, construa um intervalo de confiança para estimar a proporção populacional de clientes insatisfeitos com os serviços da operadora.
Estatística Geral
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Professor Ricardo I.
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A solução proposta admite que a pesquisa em questão trata-se de um problema de amostragem (n = 50 clientes pesquisados) em uma população finita (N = população de clientes).

O enunciado não comenta como a amostra foi coletada, sendo que será partido da premissa que se trata de uma amostragem aleatória simples sem reposição (AASs).

Pretende-se, neste caso, construir um intervalo de confiança para a característica populacional P (proporção de clientes insatisfeitos) a partir da observação de uma amostra.

O intervalo de confiança pode ser escrito como sendo:

IC(P)_[100(1-alfa)%] = ( P_chapeu - z*Raiz[ (1-n/N)*(P_chapeu*(1-P_chapeu)/(n-1)) ] ; P_chapeu + z*Raiz[ (1-n/N)*(P_chapeu*(1-P_chapeu)/(n-1)) ] )

onde z = z_(alfa/2) = o quantil da distribuição normal padrão que deixa área de alfa/2 à sua esquerda.

Para ver o PDF detalhado com todo o desenvolvimento, é só entrar em contato.

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