Bom dia,
Estou com Dúvida para resolver a seguinte questão, pelo que eu entendi eu deveria utilizar o teorema do limite central. Porém não estou conseguindo montar a fórmula para resolver o problema. Será que alguém pode me ensinar a resolver? Se puder me indicar algúm video tutorial ou outro exemplo prático de questão semelhante para eu particar, ficaria muito grata.
A média de uma distribuição amostral de médias é 50, e seu desvio padrão é 10. Suponha normal a distribuição amostral. Que percentagem de médias amostrais estará entre 45 e 50?
Essa é uma questão de DISTRIBUIÇÃO NORMAL.
Tendo a média e o desvio padrão, dado um determinado intervalo, conseguimos saber com que frequência aquele intervalo acontece.
Z = (x - média)/desvio padrão
Então temos:
Z = (45 - 50)/10
Z = -5/10
Z = -0,5
Olhando o módulo da tabela normal, temos que 0,5 = 0,1915
Ou seja, a probabilidade de ocorrer pe 19,15%.
Caso queira algumas aulas sobre esse tema, é só me chamar!
A fórmula é Z = X -50/desvio padrão
Vc vai substituir X por 45 e depois 55
Ai na tabela de normalidade vc encontrará qula porcentagem representam estes valores encontrados.
Oi Hannah, meu nome é Johny e sou professor de estatística da UFC. Se você retirar muitas amostras de uma população e calcular a média amostral de cada amostra, o histograma dos valores das médias vai parecer um sino ou seja, terá distribuição normal.
A proporção de medias amostrais entre 45 e 50 é igual a probabilidade P(45<Z<50) correpondente a area da curva normal. Entre em contato comigo pra eu te mandar uma video aula de como fazer no excel e olhando na tabela. Oito cinco nove oito sete onze nove um nove nove.