Sim, é possível automatizar o cálculo da média por hora no Excel sem precisar selecionar linha por linha manualmente. Você pode fazer isso usando uma combinação de fórmulas e tabelas dinâmicas. Aqui estão os passos para conseguir isso:
MAIS.DESC
para arredondar a hora para baixo, mantendo apenas a hora exata.Por exemplo, se sua primeira linha de dados começa na linha 2, na célula C2 você pode usar a fórmula:
excel
=INT(B2*24)/24
Isso converterá a data e hora em uma hora arredondada para baixo. Arraste essa fórmula para baixo em toda a coluna para aplicar a todos os seus dados.
Crie uma tabela com as médias por hora: Agora você pode usar uma Tabela Dinâmica para calcular a média de cada coluna de corrente e potência por hora.
Selecione todos os seus dados, incluindo a nova coluna de Hora.
Escolha onde deseja colocar a Tabela Dinâmica (em uma nova planilha ou na mesma planilha).
Configurar a Tabela Dinâmica:
Arraste a coluna de corrente e potência (Ia, Ib, Ic, Sa, Sb, Sc) que você deseja calcular a média para a área de "Valores". Por padrão, a Tabela Dinâmica somará os valores.
Modificar o cálculo para média:
Mude a operação de "Soma" para "Média".
Formatar como Hora:
Alternativamente, se você preferir usar apenas fórmulas, você pode utilizar a função MÉDIASES
para calcular a média das medições com base na hora arredondada:
Na célula D2, use a fórmula:
=MAIS.DESC(B2, "1:00")
Isso arredondará a data e hora na célula B2 para a hora exata.
Depois, em outra planilha ou na mesma planilha, você pode usar a função MÉDIASES
baseada na nova coluna arredondada para calcular a média por hora:
Por exemplo, na célula F2:
=MÉDIASES(C:C, D2, B:B)
Isso calculará a média das correntes para a hora específica.
Repita esse processo para cada coluna de corrente e potência conforme necessário.
Essa abordagem automatiza o processo e simplifica o cálculo das médias por hora, mesmo com uma grande quantidade de dados.
Olá Lucas, a sua planilha tem apenas 6 colunas?
Data/hora + aquelas para as mensurações de I(n) com S(n) conforme comentou?
600 mil linhas está dentro do limite de linhas para extensões do tipo .xlsx, cujo limite é mais de um milhão. Porém dependendo do equipamento que vc está usando e da memória disponível no disco + processador, qualquer "mexida" poderá causar uma lentidão em qualquer processo que tente executar (as vezes até travar).
Quanto ao processo de selecionar linha por linha não é problema mas dependerá de uma formatação correta das células envolvidas bem como as funções a serem usadas.
Eu tenho a solução para o seu problema, podendo usar funções padrões do Excel, ou com Macros/ VBA caso queira.
Coloco-me a disposição para lhe oferecer 1,5 horas/ aulas, que serão suficientes para resolvermos isso. Se optar por essa alternativa, eu precisarei que ANTES de mais nada, me envie a sua base de dados para entender melhor e depois agendarmos as aulas pois daí o aproveitamento do tempo delas será melhor.
Segue o meu link onde vc poderá visualizar o meu perfil e também os valores relacionados.
https://profes.com.br/hamilton.noboru.takahashi
Forte abraço!
Olá Lucas,
Como são muitas linhas, é melhor automatizar usando o Power Query.