Para calcular o Imposto de Renda (IR) em uma planilha do Excel, você precisará seguir as regras específicas da Receita Federal para determinar a base de cálculo, as alíquotas aplicáveis e as deduções permitidas. Vou oferecer uma fórmula básica considerando a tabela progressiva do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) para base de cálculo mensal no Brasil (dados de 2023).
| Base de Cálculo (R$) | Alíquota (%) | Parcela a Deduzir do IRPF (R$) | |---------------------------|--------------|---------------------------------| | Até 1.903,98 | 0 | 0,00 | | De 1.903,99 até 2.826,65 | 7,5 | 142,80 | | De 2.826,66 até 3.751,05 | 15 | 354,80 | | De 3.751,06 até 4.664,68 | 22,5 | 636,13 | | Acima de 4.664,68 | 27,5 | 869,36 |
Para cada dependente, o valor de dedução é de R$ 189,59.
Suponha que você tenha a seguinte planilha:
A2
B2
C2
Você pode fazer o seguinte cálculo:
excel
= A2 - (B2 * 189,59) - C2
Você pode usar a função SE
aninhada ou a função PROCV
para simplificar.
PROCV
Crie uma tabela de alíquotas e deduções em algum lugar (por exemplo, E1:G5
):
| E | F | G | |---|---------|---------| | | Alíquota|Dedução | | 1 | 0 | 0,00 | | 2 | 0,075 | 142,80 | | 3 | 0,150 | 354,80 | | 4 | 0,225 | 636,13 | | 5 | 0,275 | 869,36 |
E uma tabela de faixas de base de cálculo em H1:H5
:
| H | |-------------| | 0 | | 1903,99 | | 2826,66 | | 3751,06 | | 4664,68 |
A fórmula para calcular o imposto seria algo assim:
excel
= PROCV(Base_Calculo, $H$1:$H$5, 1, VERDADEIRO)
Para dedução:
excel
= PROCV(Base_Calculo, $H$1:$H$5, 2, VERDADEIRO)
Finalmente, cálculo do imposto:
excel
=MAX(0, Base_Calculo * PROCV(Base_Calculo, $H$1:$G$5, 2, VERDADEIRO) - PROCV(Base_Calculo, $H$1:$G$5, 3, VERDADEIRO))
Resumindo, você terá:
- Base_Calculo
que representa a base de cálculo após os descontos de dependentes e INSS.
- IR a descontar
que é o valor final do IR após aplicar alíquota e dedução da tabela.
Alterando os endereços conforme seu layout de planilha, você deve conseguir adaptar essa lógica.
Olá Caroline.
Depende do que e qual seria o desconto. Você disse Colaborador então subentende-se de que é algum funcionário da empresa e o desconto pode envolver Adiantamento, INSS, Vale Transporte e outros.
Daí fica a questão, o valor já está expresso na sua planilha (exemplo: Adiantamento/ Vale) ou não? (Vale Transporte, INSS, IR, etc). Se for cálculos de Benefícios e Tributos, vai depender do valor base (o salário da pessoa) x a % de desconto legal a ser aplicada. Daí temos outras variação como no caso do IRRF e IR normal, pois ambos dependerão do valor recebido e podem ter "deduções legais" da base antes ou depois do cálculo (daí preciso verificar).
Resumindo, "valor descontado" é muito genérico e são necessárias mais explicações para que eu possa lhe ajudar ok?
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Olá Caroline. Seguite, o que você quer fazer é uma fórmula para calcular apenas o desconto de imposto de renda baseado no salário?
Caso seja, a fórmula é esta:
=SE(A1<=2259,20; 0; SE(A1<=2826,65; (A1-2259,20)*7,5%; SE(A1<=3751,05; (A1-2826,65)*15%+(2826,65-2259,20)*7,5%; SE(A1<=4664,68; (A1-3751,05)*22,5%+(3751,05-2826,65)*15%+(2826,65-2259,20)*7,5%; (A1-4664,68)*27,5%+(4664,68-3751,05)*22,5%+(3751,05-2826,65)*15%+(2826,65-2259,20)*7,5%))))
Basicamente, eu tenho vários 'ses' que testam se o valor está na faixa do cálculo. Se estiver, calcule a diferença e aplique a porcentagem sobre ela (tabela de ir de 2024). Caso contrário, testa a próxima faixa.
Assumo que o endereço do valor do salário seja A1. Mude o endereço da célula para o endereço da sua célula onde está o salário.