Boa Tarde!
Tenho uma planilha de despesas com formula de somar tudo, porém conforme eu vou pagando quero poder inserir uma cor e automatico uma nova formula de ir subtraindo o resultado até zerar, existe essa possibilidade?
Tudo bem Carina?!
São duas funções. Uma, em relação a cores, você pode utilizar a opção de formatação condicional. Lá você pode criar as regras com cores. Ex: Saldo =< 0, pintar de vermelho.
Já para conforme você incluir despesas, minha sugestão é criar uma coluna de Tipo = Despesas ou Receitas, em seguida formatar como "dinheiro" e quando for despesa sempre coloque como (-) assim já no final da suma fórmula de soma total, já irá descontar as depesas das receitas mostrando o resultado final de saldo positivo ou negativo.
Olá!
Ao invés de controlar ações e análises no Excel através de cores, sempre crie uma variável controle. No seu caso, uma variável de controle de pagamento. Dessa forma faça o seguinte:
Passo 1. Crie uma nova coluna com a variável Pagamento
Passo 2. Nas células dessa coluna, você poderá preencher com À Pagar ou Pago.
Para se limitar a somente essas opções,você pode usar Validação de Dados.
Passo 3. Selecione todas as células que vão receber essa informação
Passo 4: Vá em Guia Dados -> Grupo Ferramenta de Dados -> Ferramenta Validação de Dados. Na tela da ferramenta, em Critério de Validação selecione em Permitir a opção Lista. Em Fonte escreva: À Pagar;Pago.
Você notará que agora todas as células que estavam selecionadas, ao serem clicadas apresentam uma setinha com a lista de opções À Pagar e Pago. Se alguma informação for digitada nessas células diferente dessas opções, o Excel vai apresentar uma mensagem de erro.
Passo 5. Quando for somar os valores, agora você tem 3 opções:
Você ainda pode destacar visualmente toda a linha que contem uma conta à pagar utilizando a formatação condicional.
Passo 6. Selecione todas as colunas da sua tabela (pode selecionar a coluna inteira clicando na letra da coluna):
Passo 7. Vá em Guia Página Inicial -> Grupo Estilos -> Ferramenta Formatação Condicional ->Opção Nova Regra. Na tela da ferramenta, Selecione a opção "Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas". Na parte escrita "Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira:", digite a seguinte fórmula: =$D1="À Pagar" (nesse caso, substitua D pela coluna de Pagamento).
Passo8. Escolha a formatação clicando no botão Formatar... e pronto!
Você pode repetir os passos 6, 7 e 8 para formatar os Pagos também.