Os inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina), como o próprio nome diz, bloqueia a ação dessa enzima, que é responsável pela conversão de angiotensina I em angiotensina II, forma ativa desse hormônio. Como a angiotensina II é um potente vasoconstritor periférico, a resistência vascular periférica diminui, o que ocasiona uma redução da Pressão Arterial (Já que PA = [Volume sistólico x Frequência cardíaca] x Resistência Vascular periférica. Além desse efeito direto na resistência vascular, a angiotensina II também estimula a secreção de aldosterona, que induz a retenção de Sódio e Água, com a intenção de aumentar o volume sanguíneo, logo, com menores valores de aldosterona, a retenção diminui, levando a uma menor volemia, o que também contribui para a queda da pressão arterial. Por fim, a enzima ECA é fundamental na degradação da bradicinina, potente vasodilatador, logo, com a enzima bloqueada, há um acúmulo dessa citocina, o que também colabora para a diminuição da PA, mas também é responsável pelos efeitos colaterais dessa classe de anti-hipertensivos: tosse a angioedema.
Nessa fonte existem mais algumas considerações sobre os iECAs e outras implicações da angiotensina II: http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/5-2/drogas.pdf
Qualquer dúvida estou a disposição, inclusive com vídeo-aula.
Att,
Rodrigo Dabés
Existe uma enzima conhecida como Enzima Conversora de Angiotensina (ECA). Qual sua função? Ela converte a Angiotensina I em Angiotensina II esse peptideo de um modo geral é um dos responsaveis por ativar a contração dos vasos sanguineos.
Os IECAS, sãom inibidores desta enzima, consequentemente inibindo a a conversão da ATI em ATII, fazendo com que essa vasoconstrição não ocorra ou seja inibida, diminuindo a resistencia vascular para diminuir a pressão arterial