Por que não é indicado utilizar a dobutamina em casos de pacientes asmáticos? Sei que ela causa bronquiodilatação por atuar em beta 2 então me parece que seria algo considerável de se utilizar. Estava vendo aqui que ela também leva a um aumento da frequência cardíaca, isso significa que o aumento da PA que ela pode causar pode fazer com que o brônquio sofra constrição ou não tem nada a ver?
Ola. A Dobutamina age principalmente em receptores beta-1 do coração, aumentando a contratilidade. E possui menor afinidade por receptores beta-2. Porém o uso concomitante de agonistas dos receptores beta, como a dobutamina e o salmeterol (agonista beta2, broncodilatador) por exemplo, podem aumentar os efeitos adversos cardiovasculares, tais como elevações da freqüência cardíaca e pressão arterial ou ritmo cardíaco irregular (arritmia).
Andressa, boa tarde.
A dobutamina é utilizada para aumentar a força do coração, por isso causa a elevação da PA. Ela não poderia ser utilizada para asma pois causaria efeitos cardíacos indesejados e o paciente asmático faz uso contínuo de medicamentos.
Atualmente existem fármacos seletivos para dilatação dos brônquios sem mexer com outros sistemas.
O aumento da PA não tem relação com contrição brônquica, são receptores e sistemas distintos.
Caso precise, me mande msg, podemos marcar uma aula!
Att,
Olá Andressa. Complementando a resposta já dada pelo Professor Victor, a dobutamina é mais específicas para receptores beta 1, que estão presentes no coração e causa aumento na força de contração e da frequência cardíaca. Tem poucos efeitos em beta 2 e, como já mencionado, atualmente há fármacos melhores para o tratamento da asma por serem mais específicos para receptores beta 2.
Vou deixar duas referências para você dar uma olhada caso queria se aprofundar mais no assunto:
http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=18386772016&pIdAnexo=3536668
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3492356/mod_resource/content/1/Boncodilatadores.pdf
Espero ter ajudado :)