Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Ajuda com questões de filosofia de concursos públicos

Filosofia Enem Aulas De Reforço Ensino Médio Vestibular Geral Assuntos que mais caíram no Enem 1º Ano Filosofia Concurso

1)Contemplai, cidadãos da pátria Tebas, contemplai esse Édipo famoso, habilidoso em decifrar enigmas,que tinha em suas mãos força e poder, rei invejado, próspero e feliz, mas sobre o qual acaba de abater-se furiosa tempestade de infortúnios. Pelo que vedes, a nenhum mortal que ainda espera o dia derradeiro considereis feliz, antes que tenha atingido e transposto, livre de qualquer desgraça,o marco final da vida. A partir da leitura do texto, podemos afirmar que:

A)todas as pessoas podem ser vítimas dos revesses da vida.

B)para alcançar a felicidade é preciso decifrar o enigma da vida.

C)ninguém pode alcançar nenhum tipo de felicidade. 

D)toda felicidade traz em si uma forma de desgraça. 

2)A partir da definição estabelecida no Estatuto da Igualdade Racial, a diferença entre a desigualdade racial e a desigualdade de gênero e raça está em que:

A)a desigualdade é o contrário da igualdade e ambas produzem o mesmo fenômeno da discriminação racial ou étnico-racial tomando as formas de: distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, gênero, descendência ou origem nacional ou étnica, não há diferenças entre elas.

B)a desigualdade racial diz respeito a situação injustificada de diferenciação de tratamento em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica e a desigualdade de gênero e raça diz respeito a diferença de tratamento que acentua a distância social entre negros e brancos.

C)a desigualdade racial diz respeito ao conjunto das pessoas que se declaram pretas e pardas, conforme estabelece o IBGE, e a desigualdade de gênero e raça, diz respeito à autodeclaração conjunta de sexo e raça.

D)apenas uma ideologia criada para sustentar a desigualdade de raça e gênero, pois todos somos iguais perante a lei e portadores de direitos humanos que garantem a igualdade de tratamento em todos os âmbitos da vida social.

E)a desigualdade racial diz respeito a situação injustificada de diferenciação de tratamento em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica e a desigualdade de gênero e raça diz respeito a diferença de tratamento que acentua a distância social entre mulheres.

Foto de Carol B.
Carol perguntou há 1 ano