Nos capítulos XIX e XXI Maquiavel trabalha com a construção ética em uma dupla face: o que fazer para não ser odiado e o que fazer para ser benquisto. Do ponto de vista da “Ética Racionalista”, que trabalha com a visão realista da realidade em contraste com o idealismo platônico e cristão, encontre os principais argumentos da construção do pensamento maquiaveliano. (TEXTO COM 25 linhas explicando)
Olá, Gabrielly!
Tudo bem?
Este tipo de questão proposta por você, por ser de uma complexidade maior do que uma dúvida pontual, não se encaixa com as dúvidas e sim com a modalidade tarefa.
Caso precise de ajuda estou à disposição.
Grande Abraço,
Prof. Felipe Benevides
A otica de Maquiavel é dominar a todo custo para isso ele tende a ser bom e mal ao mesmo tempo. a unica coisa que move a ética de maquiavel é a busca e a permanencia no poder. Em seu livro o pricipe, Maquiavel, aponta para as qualidades de um bom governante, ou seja, ele deve ser, manipulador, isto é, ele deve manipular a todo custo para se manter no poder, e para isso ele deve conhecer profundamente seu dominados, a posto de parecer proximo deles por compaixão e não por outro motivo. A oral cristã está inplicada em uma ideia de harmonia e convivencia, ou seja tratar uns aos outros como eu gostaria de ser tratado, a fim de alcansar o mundo superior, (o céu) O platoniso nos lembra que se abdicarmos de nós mesmos alcasaremos o mundo ideal, do bem, do bom e da verdade, Maquiavel, trás a visão para a realidade, mostrando que os homens, mesmo os de fé, apenas querem dominar e manter seus dominios.