Foto de Felipe E.
Felipe há 11 anos
Enviada pelo
Site

Alguém poderia me explicar o significado filosófico/psicológico do termo "fenomenologia"? Definições dos dicionários não estão me ajudando...

Professora Karla D.
Respondeu há 11 anos
Contatar Karla
Olá Felipe, se você conseguir ler em inglês, recomendo este site: http://plato.stanford.edu/entries/phenomenology/

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Felipe E.
Respondeu há 11 anos
Contatar Felipe
Vou dar uma olhada lá, Karla! Muito obrigado! :-)

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Andrei V.
Respondeu há 9 anos
Contatar Andrei

Segundo a fenomenologia de Edmund Husserl, toda consciência é sempre "consciência de algo". Isso quer dizer que toda consciência aparece como sendo, antes de mais nada, uma relação entre dois termos: a própria consciência, por um lado; e, por outro lado, aquilo que se apresenta como objeto da consciência, aquilo que a consciência visa. Porém, se toda consciência pode ser considerada uma relação entre dois termos, essa relação possui seu fundamento em apenas um deles: no ato ou na atividade através da qual um objeto, um fato ou uma ideia são visados pela consciência. Assim, é através da atividade de visar realizada pela consciência que a relação com seu objeto se torna possível. A consciência apresenta-se então como o pólo ativo da relação estabelecida com seu objeto.

Quanto à representação dos objetos realizada pela consciência, essa representação pode ser, basicamente, de dois tipos: a representação psicológica (empírica, e portanto variada; aqui, por conta da variação decorrente da referência ao espaço e ao tempo, a essência do objeto não é captada). E a representação intelectual (realizada através do pensamento puro, portanto sem apresentar variações relacionadas às condições empíricas --- espaço e tempo). Nesse caso, a consciência capta a essência necessária do objeto, já que as variações empíricas não estão presentes na representação.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor