Aristóteles ao criticar seu mestre.

Aristóteles ao criticar seu mestre, afirma que era “amigo de Platão, porém mais amigo da verdade”. Como isso dialoga com os conceitos e teorias filosóficas sobre a teoria do conhecimento, relacionando com as principais características da filosofia antropológica de Sócrates, Platão e Aristóteles?

Fernanda O.
Fernanda
perguntou há 3 semanas

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Italo A.
Respondeu há 3 semanas
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida

A filosofia na Grécia Antiga possuía a característica de buscar a verdade unívoca das coisas, razão que levou os filósofos gregos a duvidarem das aparências e valorizarem as essências: aquilo que define as coisas, que explica seu estar no mundo, seu fundamento último.


Para Platão, o mundo da matéria é mera aparência, pois é passível de mudança; isso o levou a pensar que as essências habitam um outro mundo à parte: o mundo das ideias. Infelizmente, ao nascer, os homens atravessariam o Rio do Esquecimento e tomariam as aparências por verdade. Somente os filósofos guardavam alguma memória da verdade e podiam empreender a jornada para alcançá-la.


Aristóteles discordava; para ele, as essências das coisas habitam dentro das coisas mesmas, e os homens possuem a habilidade de se conectarem com elas para conhecê-las. Essa é a função da inteligência, a característica superior dos homens, que os distingue dos animais.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Gabriel A.
Respondeu há 3 semanas
Aristóteles foi discípulo de Platão por vinte anos, e era considerado o maior de seus discípulos. Essa frase vai ao encontro da essência da filosofia, que é a busca pela verdade. Nesse sentido, Aristóteles abandona parte do aprendizado de seu mestre e vai em busca da verdade, mesmo que essa busca tenha de haver um rompimento com as ideias platônicas.

Professores particulares de Filosofia

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Recife / PE
Especialização: Ensino da Filosofia (FAINTVISA)
Filosofia - Profissional Economia 1º Ano Economia 2º Ano Filosofia - Pré Problemas de Filosofia Acompanhamento Pedagógico em Filosofia Curso de Filosofia
Saudações alunos! Meu nome é Italo de Azevedo Gomes, sou bacharel em direito pela Universidade Federal de Pernambuco e graduando de psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco. Desde que cursei o ensino fundamental, tenho paixão por lecionar. Ofereço a você meus serviços para que, juntos, ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Italo A. Whatsapp do professor Italo A. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
6 avaliações
Belo Horizonte / MG
Doutorado: História (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Teoria do Conhecimento Filosofia - Immanuel Kant Filosofia - Teoria do conhecimento: Empirismo e Racionalismo Filosofia - Pós-Modernidade Filosofia - Metodologia da Pesquisa Filosofia - Ciência Politica Filosofia - Hannah Arendt
EDUCAÇÃO É O PONTO EM QUE DECIDIMOS SE AMAMOS O MUNDO O BASTANTE PARA ASSUMIRMOS A RESPONSABILIDADE POR ELE". Hannah Arendt.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Bárbara P. Whatsapp do professor Bárbara P. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 2 h e 51 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa