Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Atividade avaliativa: as três narrativas da hominização

Filosofia Ensino Médio

PRECISO DISSO AGORA! Alguém me ajude, tenho pouco TEMPO!!!!

Leia o seguinte fragmento:

[...] O humano não para de se desnudar. As técnicas se seguem desse mesmo equipamento. Todo o corpo pode sair do corpo inteiramente, sob a forma de estátua. Como não pude ver, outrora, esse processo artístico de saída? Saímos dos fetiches, os fetiches saem de nós.

Não ficamos de pé de uma hora para outra, não falamos do dia para noite, não fabricamos ferramentas em um minuto, esperamos milhões de anos para chegar à arte rupestre, à geometria, a um conhecimento de vida, vivemos ainda longe da sabedoria, quem de nós conhece o amor? Mas nos lançamos, nos atiramos no mundo ou o mundo veio e vem a nós na sua globalidade: menos o luto do outro do que a morte; menos essas pedras do que o objeto; menos o hoje do que o tempo, e menos você do que o outro; menos aqui do que o horizonte... em suma, a perturbadora totalidade.

Enquanto a espécie estaciona na sua diferença, nosso gênero se hominizou ao se abrir, em êxtase, ao universal, ainda que ele explodisse em subfamílias culturais. Nós nos consagramos a tais artes, a essas ferramentas ou a determinada língua, nos separando das especialidades animais a partir desse êxtase.

 

SERRES, Michel. Três narrativas do Humanismo. IN: Narrativas do Humanismo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. p. 300-301.

O autor demonstra como as três narrativas (fetiches; fábula dos porcos; mito da criação) erigiram a cultura ocidental. São narrativas que contam, em comum, a maneira como o homem emergiu do animal. No entorno dessas narrativas se apresentam três elementos constitutivos da hominização enquanto processo, que faz com a humanidade seja um gênero e não um dado da espécie. Qual seriam estes elementos? Explique-os.

Foto de Danielle S.
Danielle perguntou há 2 anos