Olá, Elder!
Que bom que você veio ao Profes.com.br!
Sua pergunta, embora breve, pode ter muitas respostas!
Se por "neutro" você quer dizer "isento de ideologias", então penso que a resposta seja: o conhecimento científico deve ser neutro, elaborar argumentos com base em fatos comprováveis e verificáveis.
Por outro lado, se "neutro" quiser dizer algo sem sentimentos, sem intuições ou outros aspectos psicológicos, então entendo que o conhecimento científico, dificilmente, é neutro. Por mais que utilizemos métodos e técnicas falseáveis ou verificáveis para deduzir respostas aceitas como verdades, as próprias escolhas do tema, do método, do modo de descrever o problema, entre outras questões, denota uma intenção particular do cientista.
E, então, podemos contrastar alguns filósofos: Popper entendia que a ciência é feita apenas de hipóteses e dedução; Peirce propunha um método científico pelo qual o raciocínio inclui abdução (hipóteses), dedução e indução.
Se quiser, podemos marcar uma hora falarmos mais a respeito!
Atenciosamente,
Profe César
As dúvidas, as curiosidades não são científica, portanto, quando se fala em Ciência se busca uma posição neutra.
E por outro lado, a Ciência deve ser neutra, senão, vamos continuar a ver a politização das evidências científicas, como vem acontecendo com a Vacina desta pandemia.
Sim, a Ciência é neutra.
Espero ter ajudado.
Boa noite!
O conhecimento científico não busca a netralidade, ele tem como base de justificativa a ciência, é aquele que resulta de estudos e busca por um conehcimento mais racional, lógico, objetivo, analítico, acumulativo, explicativo, factual...
Se ainda estiver disponível, podemos marcar um horário para maiores esclarecimentos.
Abraços!