baseado nos dois pensadores Theodor Adorno e Walter Benjamin, e seus respectivos conceitos citados, a seguinte pergunta: a arte focada nas massas desenvolve ou atrapalha a formação dos seres humanos? Ela educa ou deseduca as pessoas?
Para Walter Benjamin, a massificação da arte faz com que ela perca sua "aura" ou rigor, além do fato de ser favorável à singularidade da obra, como comenta em seu livro “A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica” (1936). Todavia, o autor também foi bem otimista ao pensar na mescla das culturas e na acessibilidade à obras que normalmente são restritas às massas.
Para Theodor Adorno, a arte era a verdadeira antítese da sociedade, do conceito de dialética de Hegel, pois abrangem as complexidades e contradições da esfera artística, diferente da linguagem conceitual. Não à toa, Adorno foi responsável por cunhar o termo "indústria cultural" que usa o entretenimento como forma de controle e estabelecimento de padrões culturais e artísticos.
Tais conceitos são basilares para compreender o advento da Escola de Frankfurt e as suas teorias interdisciplinares.