Foto de Amanda F.
Amanda há 6 anos
Enviada pelo
Site

Experimento sobre heráclito

Boa tarde, temos um trabalho de filosofia em que precisamos apresentar por meio de um experimento a teoria do arché ( fogo) do Heráclito ou como funciona sua teoria... como poderíamos fazer esse experimento envolvendo o fogo? Nos ajude por favor!
Filosofia Geral Reforço Escolar
3 respostas
Professor Antonio P.
Respondeu há 6 anos
Contatar Antonio Carlos
Heráclito, é considerado um filósofo de idéias confusas, pois ele transmitir as seus ensinamentos em forma de jogar de palavras. Para ele todo é movimento, e a vida é um ciclo um vai e vem que só chegar ao fim com a morte. A única coisa que é eterno é o fogo !ele é a origem de todas as coisas . Toda a natureza te a sua origem no até a natureza humana sujio no movimento do fogo. E a na natureza do homem que está em uma constante mudança o fogo só se apaga com a morte do homem, já no universo esse mesmo fogo tem a função de transformar e purificar a natureza do universo. E para embarsa a sua teoria, vale lembrar a famosa frase dele "ninguém entrar no mesmo rio duas vezes " quando você entra a água já sofre uma transformação quando você sai a água não é mais a mesma. Por isso que o fogo e etreno, pois ele é o fator de mudança.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Miguel Augusto
Amanda, Posso ajudá-la a pensar, mas o experimento você tem que criar. Segundo a wikipedia, "Heráclito atribuiu o fogo como princípio de todas as coisas. "O fogo transforma-se em água, sendo que uma metade retorna ao céu como vapor e a outra metade transforma-se em terra. Sucessivamente, a terra transforma-se em água e a água, em fogo." Mas Heráclito era mobilista e afirmava que todas as coisas estão em movimento como um fluxo perpétuo. Ou seja, usa o fogo apenas como símbolo de todo este movimento. Heráclito imaginava a realidade dinâmica do mundo sob a forma de fogo, com chamas vivas e eternas, governando o constante movimento dos seres. “... descemos e não descemos nos mesmos rios; somos e não somos...” Talvez a ideia da água transformada em chuva (artificial) por ação do "fogo" (sol)... Assista: https://www.youtube.com/watch?v=QaeeOFT31eU Espero ter ajudado. At.te, Prof. Miguel Augusto Ribeiro

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor João S.
Respondeu há 6 anos
Contatar João Inácio
O fogo é a forma que Heráclito usou para explicar seu pensamento. O fogo transforma os objetos, purifica os metais, altera os atributos de elementos. Da mesma forma a "arché" modificou, purificou e transformou a matéria. Compreendemos então que "o fogo" é um princípio modificar e por meio dele tudo na natureza mudará. Tendo em vista a mudança, Heráclito também usará o exemplo das águas que correm em um rio... mas vamos nos ater ao fogo. Como experimento do caráter arquétipo do fogo existe um experimento bem simples e interessante: Você vai precisar de 1 vela, 1 agulha, fósforo (pra acender a vela), 2 copos com a mesma altura, e 1 canivete. Com o canivete você vai cortar a parte de baixo da vela, como se estivesse apontando um lápis, até aparece o pavio. Feito isso encontre o ponto central da vela, e coloque o alfinete, até a metade. Coloque os dois copos um ao lado de outro, e a vela entre eles, pendurada pela agulha. Acenda as velas o pavio nos dois lados e verá a vela se mover sozinha, mostrando como o fogo é capaz de movimentar como Heráclito havia falado. Para ilustrar você pode ver nesse vídeo a partir dos 2:20 https://www.youtube.com/watch?v=R-sQTroVDrU

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa