Qual a relação entre a mediania e a deliberação?
A ética Aristótélica se baseia na mediação entre a racionalidade e nos valores e tem por finalidade o bem individual e o bem comum na busca da felicidade (Eudaimonia). Bem comum muito ligado à esfera política de sua filosofia, em que se deve levar em consideração que nossas ações e escolhas (deliberações) devem ser sempre mediadas, ou seja, um equilíbrio e clareza delas para que o maior número de pessoas seja benificiada pela prática do bem comum.
"A virtude é uma disposição de caráter relacionada com a escolha de ações e paixões, e consistente numa medianía, isto é, a medianía relativa a nós, que é determinada por um principio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática. É um meio termo entre dois vícios, um por excesso e outro por falta, pois nos vícios ou há falta ou há excesso daquilo que é conveniente no que concerne às ações e às paixões, ao passo que a virtude encontra e escolhe o meio-termo” (1987, Livro II, 1107 a 1-5)
Nesse caso a deliberação assume um papel importante de questionamento, reflexão tendo em vista a resolução de um problema ou o planejamento de uma atitude. Portanto um bom debate antes de qualquer decisão que devemos tomar sempre é visto como uma ação virtuosa.