UFSJ 2013
Sobre a ética na Antiguidade, é CORRETO afirmar que
a)o ideal ético perseguido pelo estoicismo era um estado de plena serenidade para lidar com os sobressaltos da existência.
b)os sofistas afirmavam a normatização e verdades universalmente válidas.
c)Platão, na direção socrática, defendeu a necessidade de purificação da alma para se alcançar a ideia de bem.
d)Sócrates repercutiu a ideia de uma ética intimista voltada para o bem individual, que, ao ser exercida, se espargiria
Por que as alternativas b,c) e d) não podem estar corretas?
B. Quando você pensar em sofismo, lembre-se de Pitágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”, portanto, as noções do mundo dar-se-ão conforme o indivíduo: Como chegar a uma verdade se cada ser humano vê o mundo de uma maneira própria? Portanto, não há como chegar à uma verdade universalmente válida diante de toda essa pluralidade.
C. Os examinadores mesclaram as ideias do diálogo Fédon com A República. Tecnicamente, Platão defendeu o “cuidado com a alma”, entretanto acreditava que esse cuidado seria a purificação da alma. Platão achava isto uma virtude louvável. Provavelmente o examinador colocou isso para confundir. A alternativa não é muito clara, e sua ambiguidade abre brechas à interpretações alternativas e logicamente corretas. Caberia recurso conta a questão.
D. Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”. A base ética socrática é o conhecimento. O autoconhecimento produz uma ética individual/particular, que não deve prevalecer sobre a ética coletiva em detrimento à ordem social. O bem individual fica em segundo plano, uma vez que o bem coletivo também preserva a integridade do indivíduo. O bem de todos também é o seu bem.
Espero ter te ajudado Marcelo. Bons estudos!