Filosofia Helenística
UENP 2010
Sobre as escolas éticas do período helenístico, da antiguidade clássica da Filosofia Grega, associe a primeira com a segunda coluna e assinale e alternativa correta.
I-Epicurismo
II-Estoicismo
III-Ceticismo
IV-Ecletismo
A-É uma moral hedonista.O fim supremo da vida é o prazer sensível;o critério único da moralidade é o sentimento.Os prazeres estéticos e intelectuais são como os mais altos prazeres.
B-Visa sempre um fim último ético-ascético,sem qualquer metafísica,mesmo negativa.
C-Se nada é verdadeiro,tudo vale unicamente.
D-A paixão é sempre substancialmente má,pois é movimento irracional,morbo e vício da alma.
a.I – A, II – B, III – C, IV – D
b.I – A, II – B, III – D, IV – C
c.I – A, II – D, III – C, IV – B
d.I – A, II – D, III – B, IV – C
e.I – D, II – A, III – B, IV – C
OBS : Qual a relação do ceticismo(III) com a B?O ceticismo visa um fim?Não é apenas a afirmação de uma ignorância?
Filosofia
Filosofia Grega
1 resposta
O ceticismo apresenta-se mais coerente do que as escolas precedentes, especialmente do que o estoicismo, com os fins práticos de uma filosofia da renúncia, da indiferença, do sossego. É o ceticismo a última palavra da sabedoria antiga, desesperada por não ter podido resolver o problema da vida mediante a razão. O estoicismo procura realizar a apatia ainda mediante uma metafísica positiva, embora imperfeita, incoerente. O epicurismo tende a realizar o mesmo fim com uma metafísica negativa, negando todo absoluto e transcendente. O ceticismo visa sempre um fim último ético-ascético, sem qualquer metafísica, mesmo negativa. Através da mais absoluta indiferença, prática e teorética, procura-se realizar finalmente tão almejada paz. A felicidade não é mais uma coisa positiva, nem está no saber e não se pode alcançar mediante o saber, mas pode ser alcançada unicamente negando o saber. Chega-se, destarte, à destruição de todos os valores. Substancialmente, a grande metafísica platônico-aristotélica é posta de lado, mas não é atacada pelo ceticismo. Persiste nos céticos uma fé nostálgica e realista e o conceito da objetividade da ciência: o ser, o objeto, existem, mas não se podem conhecer por falta de meios. Diz Argesilau: "Deus unicamente conhece a verdade, que é inacessível ao homem".
Um professor já respondeu
Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta