Preciso muuuuito de ajuda com três questões de filosofia para a minha prova de amanhã.
1- Explique a seguinte frase em Maquiavel a política é o que é de fato.
2- A partir da análise dos textos e dos conhecimentos sobre o jusnaturalismo e contratualismo no que se refere à instituição do Estado, explique as diferenças entre o contrato proposto por Hobbes e o proposto por Locke e Rousseau.
3- “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (...) A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...). Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação, nela não existe bem público, nem corpo político".
No trecho apresentado, o autor:
a) argumenta que um corpo político existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade política.
b) reconhece os direitos sagrados como base para os direitos políticos e sociais.
c) defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos.
d) denuncia a prática da escravidão nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor.
Thalita, em caso de questões como essa recomendo colocar na aba "tarefas".
Se você já fez isso, desconsidere.
De qualquer forma, fica a dica!
1-Maquiavel procurou descrever a política tal como ela é e não como ela deve ser.Para o pensador florentino, o que se faz para conquistar e manter o poder do príncipe é o que é realizado na prática política,de forma pragmática.Objetivos devem ser alcançados,não se perdendo tempo com teorizações filosóficas.
2-Embora tanto Hobbes quanto Rousseau e Locke o contrato social seja a base da sociedade,Hobbes tem uma visão que os homens abrem mão de sua liberdade em favor de um soberano absoluto,de forma a garantir a paz e a tranquilidade de suas relações(Hobbes presenciou momentos como a Guerra Civil Inglesa,por exemplo).Já Locke e Rousseau não tem essa visão.O inglês pensa em um poder sim,mas limitado que proteja não apenas a vida,mas a liberdade e a propriedade.Rousseau já vê esse líder como um mal necessário,já que o homem verdadeiramente livre é o do estado de natureza.E os homens devem estar em status de igualdade uns com os outros.Enquanto que esse estado em Hobbes,é de luta constante pela vida ,sobrevivência,violenta e caótica,para Rousseau é livre,harmônica,onde o ser humano realmente é feliz.;
3-É a alternativa a.O que mais abominava Rousseau era a desigualdade e o governo despótico,que via como tirano.