História da filosofia em cordel

preciso de um resumo urgente

Julia S.
Julia
perguntou há 1 mês

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Igor M.
Respondeu há 1 mês

História da Filosofia em cordel é um trabalho a resultado da paixão de José Guilherme pelo conhecimento, que possui também outras publicações sobre as ideias dos principais filósofos.

O cordel é um gênero literário popular escrito na forma rimada e impresso em folhetos, sendo considerado uma manifestação cultural típica do nordeste.

O nome “cordel” tem origem na forma como os folhetos eram vendidos nas feiras livres, pendurados em barbantes e ilustrados com xilogravuras, normalmente vendidos pelos próprios autores — que recitavam ou cantavam seus versos acompanhados de viola.

As origens do cordel remontam de nossa colonização, porém, assumiu forma e identidade brasileiras, abordando, inicialmente, temas regionais, personagens locais, lendas e folclore. A versatilidade da literatura de cordel, entretanto, permite abordar qualquer tema, dependendo apenas do talento do poeta.

História da Filosofia em cordel é um exemplo disso, é apenas um resumo da história da Filosofia contado em formato de Cordel, um resumo dele seria um resumo de toda essa história

 

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Fernanda M.
Respondeu há 1 mês

É bom em um resumo, se for algo pra escola ou acadêmico, no primeiro parágrafo você falar quem é o autor: sua trajetória acadêmica, descrever brevemente sobre a pessoa que escreveu essa obra. No caso, o cordelista, poeta, jornalista e professor universitário José Guilherme Soares Teles. 

É bom também colocar logo no começo as referências bibiográficas do livro de acordo com as normas ABNT 

Em seguida vamos falar do livro em questão: 

Você sabe o que é cordel? Acho que pra essa obra é essencial introduzir o que é cordel, porque é um gênero muito específico. É preciso destacar que não é um gênero acadêmico, é um gênero popular e regional. É uma manifestação cultural que foi salvaguardada em 2018 como patrimônio cultural imaterial do Brasil, embora seja um produto cultural nordestino (o que não impediu o autor, nortenho criado no Rio de Janeiro de reproduzir o gênero, pois é democrático e acessível). 

É escrito de forma rimada, ritmada e em folhetos. E sua origem remonta aos tempos de Brasil colonial, em que esses folhetos eram vendidos em feiras livres, pendurados em barbantes e ilustrados em xilogravuras. Os autores costumavam recitar ou cantar os versos à moda de viola. 

É interessante notar que o livro do João Guilherme, embora se autodenomine cordel, não apresenta essas características, quase não há ilustrações gráficas. Só é mesmo escrito de forma rimada, popular, agradável e divertida, tornando-o didático e abrangente. 

A primeira poesia é uma introdução geral à história da filosofia, fazendo uma síntese de todos os grandes períodos e citando filósofos importantes, representantes das mais famosas escolas de filosofia: como Adorno, Pascal, Kant, Hegel, Marx, Nietzsche...

A segunda trata da filosofia na antiguidade

A terceira ainda aborda um tema importante da Filosofia antiga:o cosmocentrismo. É importante destacar esses três momentos que ele cita na filosfia: "O primeiro foi chamado de momento cosmocêntrico, com universo unitário, O segundo, antropocêntrico, que julga por principal o homem. E afinal, o terceiro, teocêntrico!" cujo qual ele irá explicar melhor adiante. 

A quarta é sobre o antropocentrismo. Quanto as questões do homem se tornaram centrais e não mais as míticas ou teocêntricas. Aqui ele dá bastante ênfase aos estóicos, destacando-os através de dois poeminhas divididos em dois princípios. 

A quinta é sobre Pitágoras (ainda dentro da F. Antiga).

A sexta é sobre Platão e o platonismo (colocando-o em oposição ao Aristóteles)

A sétima é sobre neoplatonismo (entrando aqui na F. Medieval)

A oitava é sobre Santo Agostinho, expoente do neoplatonismo

A nona é sobre o "monismo absoluto" (grande questão da filosofia medieval) : "O monismo absoluto significa a Unidade Absoluta de Deus exposta em variedade pela sua quintessência, emanados de Sua essência. Indiscutível Verdade." 

A décima é sobre Buda (filosofia oriental, uma grande ruptura) 

Logo em seguida como décima primeira, ele começa um poema a respeito da filosofia oriental, cujo Buda foi somente uma introdução. 

A décima segunda é sobre a contemporaneidade 

A décima terceira sobre Hobbes (Iluminismo e F. moderna) 

A décima quarta sobre Descartes 

A décima quinta sobre Spinoza 

A décima sexta sobre Rosseau 

A décima sétima sobre Kant (divisor de águas na filosofia)

A décima oitava é sobre Hegel 

A décima nona é sobre Schopenhauer 

A vigésima, por fim,  é sobre Nietschze. 

E assim se encerra a obra. 

Professores particulares de Filosofia

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
1 avaliação
São Paulo / SP
Graduação: Geografia (Universidade de S. Paulo • USP)
Filosofia - Geral Filosofia - Enem Filosofia no Ensino Médio
Experiente professor intercambista da USP para inglês, espanhol e reforço escolar de ciências, matemática, história e geografia.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Igor M. Whatsapp do professor Igor M. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 4 min
6 avaliações
São Paulo / SP
Especialização: Formação Pedagógica para Educação Profissional ( Centro Paula Souza)
Nietzsche Filosofia Social Filosofia Grega Filosofia - René Descartes Filosofia - Immanuel Kant Filosofia no Ensino Médio
Professor de Computação e Administração que alia teoria com a prática buscada pelo mercado de trabalho. Vamos formar uma parceria de sucesso !
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar Whatsapp do professor Wendel M. Whatsapp do professor Wendel M. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 9 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa