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Luiz há 10 anos
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Hobbes universalizou o mecanismo de Descartes. Está correta essa afirmação? por quê ?

3 respostas
Minerva IA
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Respondeu há 5 meses

A afirmação de que "Hobbes universalizou o mecanismo de Descartes" pode ser considerada correta a partir de uma interpretação particular da obra de ambos os filósofos, mas é importante esclarecer o que isso significa.

René Descartes é conhecido por seu método de dúvida e por suas contribuições à metafísica e à epistemologia, incluindo a famosa declaração "Cogito, ergo sum" (Penso, logo existo). Ele propôs que o pensamento é a base da certeza e que a realidade pode ser compreendida a partir de uma análise racional.

Thomas Hobbes, por sua vez, é frequentemente associado ao materialismo e ao empirismo. Sua obra mais conhecida, "Leviatã", aborda a natureza humana, a sociedade e o estado, defendendo a ideia de um contrato social para garantir a paz e a segurança. Hobbes adota uma perspectiva mecanicista em sua compreensão da natureza humana e da sociedade, o que pode ser visto como uma extensão das ideias mecanicistas de Descartes, que via o mundo natural como uma máquina que poderia ser compreendida e explicada por meio da razão e da matemática.

Assim, a ideia de que Hobbes universalizou o mecanismo de Descartes poderia ser interpretada como uma referência ao fato de que Hobbes aplicou o mecanicismo cartesiano a áreas como a política e a sociologia, enfatizando que os comportamentos humanos e sociais poderiam ser compreendidos e moldados segundo princípios mecanicistas. Essa "universalização" se referiria, portanto, à aplicação do pensamento cartesiano em novas áreas de estudo e à tentativa de explicar a vida humana e a sociedade sob uma perspectiva que combina racionalismo, empirismo e mecanicismo.

Em síntese, a afirmação é correta se entendida no contexto em que Hobbes expande a ideia de mecanicismo para incluir aspectos sociais e políticos, mas é fundamental considerar as diferenças entre os objetivos e as abordagens filosóficas de cada um.

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Professor Bruno R.
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Respondeu há 10 anos
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Com Descartes, o mecanismo supera o animismo (atribuição de uma anima ou alma aos seres vivos e objetos da natureza), tal como o de Kepler, que atribuía uma anima à Terra. Descartes preconizava uma nova maneira de estudo do universo, negando as Escrituras como única fonte de saber, filosofia que jogava por terra a escolástica e seus fundamentos ancorados nas Escrituras: ``Para se atingir a verdade deve-se, por uma vez na vida, se desfazer de todas as opiniões que se recebeu, e reconstruí-las novamente e desde seus fundamentos, todos os sistemas de seu conhecimento'' René Descartes imprimiu à mecânica este novo fundamento filosófico - o mecanicismo - que serviu de alicerce para os desenvolvimentos subseqüentes deste campo da Física. Hobbes universaliza o mecanicismo. Para ele, 'toda mudança se liga ao movimento de corpos modificados, isto é, de partes do agente e do paciente'. O espaço é a primeira das nações fundamentais de sua filosofia" (...): 'é o fantasma de uma coisa que existe enquanto existe, isto é, enquanto não se considere nela nenhum acidente, a não ser aquele de aparecer fora daquele que o imagina'. "Existir é existir no espaço, é ser corpo em movimento".

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