Foto de Jose P.
Jose há 7 anos
Enviada pelo
Site

Juizos de valor e de facto

Caerca de um texto sobre o que sese passa com as jovens no Malawi 1.1. Explique a diferença entre os seguintes juízos: Juízo a) - «Todas as raparigas devem fazer aquilo que a cultura quer que elas façam.» Juízo b) - «Yunes ficou zangada com os pais por a terem obrigado a passar pelo ritual.»
Filosofia
2 respostas
Professor Marcos F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Contatar Marcos
Olá José. Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. No caso, o Juízo a) é de valor, pois é uma interpretação do autor. Já o Juízo b) é de fato, pois Yunes deve ter dado sinais de estar zangada, o que foi capturado pelo autor da frase. Bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Jaderson L.
Respondeu há 7 anos
Contatar Jaderson
Olá, primeiro precisa-se distinguir entre juízo de fato e de valor. Juízo de fato diz como as coisas são, porque elas são assim. É um tipo de juízo mais objetivo. Juizos factuais são descrições puramente neutras. O juízo de valor, ao contrário, perde um pouco em objetividade, ao assumir uma atitude valorativa (isso não quer dizer que valores não sejam objetivos, mas isso é outro assunto). Nesse sentido, o juízo de valor é um tipo de juizo pessoal, pois com ele se transmite uma opinião sobre um assunto ou caso. É um juízo, portanto, a partir de percepções individuais. Além disso, tal juízo é também normativo. Dessa forma, analisando os dois juizos a e b podemos observar que A é um juízo de valor na medida em que se expressa um juízo pessoal (daquele que emite o juizo). Expressa-se um dever de que as raparigas devem fazer aquilo que a cultura quer que elas façam (isso não quer dizer que seja o correto, mas isso é outro assunto...). B é um juízo de fato pois é um fato que Yunes ficou zangada com os pais, essa é a realiadade: Yunes está zangada. Espero que tenha ajudado. Bons estudos! Qualquer dúvida, contate-me. Um abraço!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa