A famosa teoria da mais-valia, fundamental para compreender o processo de exploração do trabalho pelo capital, é corretamente descrita pela alternativa:
Escolha uma :
a) Processo no qual o lucro é gerado no ciclo de produção da mercadoria.
b) Processo no qual o operário recebe um valor salarial menor do que deveria.
c) Processo no qual o lucro é gerado no ciclo da mercadoria.
d) Processo no qual o proprietário dos meios de produção se apropria de parte da riqueza produzida pelo trabalho do operário.
e) Processo no qual a mercadoria recebe um valor maior que seu valor original
Letra D.
Segundo Karl Marx, a mais-valia é a diferença entre o valor da força de trabalho (considerada uma mercadoria) e o tempo que o trabalhador precisa para produzir seu salário. O valor que ele recebe é muito menor do que a riqueza que ele produz. Essa diferença entre o que é produzido pelo trabalhador e o que é pago para ele é a parte que o detentor dos meios de produção (o burguês) se apropria, chamada de mais-valia.
Resposta D. A mais-valia de Marx é um meio de exploração do proprietário em relação ao trabalhador, quando o valor de lucro que o trabalhador gera não é pago em salário para o mesmo. Por exemplo: Um trabalhador trabalha numa linha de montagem de geladeiras. Cada geladeira montada pelo trabalhador é vendida pelo proprietário por R$ 2.000. Mas o trabalhador ganha, por geladeira, apenas R$ 20. O lucro que ele gerou para o patrão não é revertido em salário, por isso há uma exploração