Qual a relação entre o termo "realpolitik" e a filosofia política de Maquiavel
Para responder esta pergunta, devemos saber o que são cada coisa: O termo realpolitik refere-se a prática política e diplomática orientada para a obtenção de resultados e limitada apenas por exigências práticas, em detrimento de ideologias ou princípios morais. Costuma-se referir aos casos onde a política é feita de acordo para dar melhor resultado de acordo para o estado e o governo com a realidade em que ela é inserida, e não idealizada por uma linha ideológica ou algum princípio moral, ela não se guia por estas questões.
Isso tem muito haver com a filosofia de Maquiavel, em sua obra "O Príncipe", o autor fala das condições necessárias para que um soberano absoluto fosse capaz de conquistar, reinar e, principalmente, manter seu poder (de linha realista, se opondo ao pensamento idealista da época que defendia um governante bom e de reino duradouro deveria ser embutido de virtudes cristãs, como forte senso de justiça, bondade, sabedoria...). Para Maquiavel, a verdadeira virtude (virtú) era a capacidade do Príncipe (O governante) em controlar as ocasiões e acontecimento do seu governo e manter quem governa no poder de forma eficiente. Estes acontecimentos, que não ocorrem muitas vezes pela ação humana, é dita por Maquiavel como Fortuna (em referencia a deusa romana Fortuna).
Assim, a relação entre estes dois termos se dá pelo realismo de Maquiavel, que cunhou a compreensão ocidental da politica como um jogo que por vezes é feito separado da moral, e esta separação é o que cria o conceito de realpolitik (a política feita conforme a realidade).
Fontes:
1 - https://jornalggn.com.br/crise/principismo-e-realpolitik-duas-visoes-da-politica-por-motta-araujo/
3 - https://www.preparaenem.com/historia/nicolau-maquiavel-sua-principal-obra-principe.htm