Foto de Alex T.
Alex há 4 anos
Enviada pelo
Site

Não entendi essas questões, algum professor pode me ajudar?

Boa Noite!!

 

1. Qual é a importância da ironia e da maiêutica no diálogo socrático?

 

 

2. Segundo a alegoria da caverna, qual é a função do filósofo?

Filosofia Geral Enem
2 respostas
Professor João L.
Respondeu há 4 anos
Contatar João
A ironia é a parte do método Socrático que pretende tornar consciente o interlocutor de sua ignorância, ou seja, a partir do diálogo irônico, o indivíduo percebe que nada sabe sobre um determinado assunto ou pouco sabe sobre, mesmo tendo se afirmado anteriormente como sábio. Ja a maiêutica é a segunda fase do método socrático, em que o interlocutor solicitará de si mesmo um conhecimento através de raciocínio lógico e reflexivo. Mas Socrates nao diz que apenas quem tem o conhecimento sobre algo, é que realmente poderá se dar conta dele, tem ilusões ou falsas verdades. A importância destas técnicas de diálogo no método socrático se resume na forma como o homem conhece a verdade através da razão. A função do filósofo é clarificar, ser lógico, conhecer o caminho para se chegar a ideia perfeita das coisas, em outras palavras, o filósofo para Platão se resume naquele que encontra a luz do sol (escravo que sai da caverna) e essa luz representa a verdade das coisas que antes eram representadas como ilusões (sombras da caverna).

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Bruno T.
Respondeu há 4 anos
Contatar Bruno

1. Ironia (não confundir aqui com a figura de linguagem) é o procedimento que Sócrates adota para mostrar aos seus interlocutores que eles são ignorantes a respeito daquelas coisas que eles dizem conhecer.

Maiêutica, por sua vez, é o procedimento através do qual Sócrates auxilia uma pessoa a desenvolver suas próprias ideias. A palavra, no grego, é utilizada para se referir ao trabalho de parto. Sócrates ajuda as pessoas a parirem suas próprias ideias.

As duas expressões são comumente utilizadas para se referirem ao método socrático.

2. A alegoria da caverna é uma das passagens mais famosas do Livro VII da República. Neste momento do livro, Sócrates está discutindo qual deve ser a educação que o Rei-Filósofo irá receber, visando que a cidade possua o melhor governante possível. Na Alegoria, vemos Sócrates fazer uma diferenciação entre aqueles que conseguem ver as coisas como elas são e aqueles que confundem as coisas com suas sombras. O filósofo, na Alegoria, é aquele quem percorre todo o processo de ser liberto das amarras para então, com o esforço próprio, subir a caverna e ir até o lado de fora, para contemplar a ideia do bem. Trata-se de uma grande imagem para ilustrar o que é educação. A função do filósofo na alegoria é a de ser este que aprende, com muito trabalho e diligência, a ver as coisas como elas são.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa