Boa Noite!!
1. Qual é a importância da ironia e da maiêutica no diálogo socrático?
2. Segundo a alegoria da caverna, qual é a função do filósofo?
1. Ironia (não confundir aqui com a figura de linguagem) é o procedimento que Sócrates adota para mostrar aos seus interlocutores que eles são ignorantes a respeito daquelas coisas que eles dizem conhecer.
Maiêutica, por sua vez, é o procedimento através do qual Sócrates auxilia uma pessoa a desenvolver suas próprias ideias. A palavra, no grego, é utilizada para se referir ao trabalho de parto. Sócrates ajuda as pessoas a parirem suas próprias ideias.
As duas expressões são comumente utilizadas para se referirem ao método socrático.
2. A alegoria da caverna é uma das passagens mais famosas do Livro VII da República. Neste momento do livro, Sócrates está discutindo qual deve ser a educação que o Rei-Filósofo irá receber, visando que a cidade possua o melhor governante possível. Na Alegoria, vemos Sócrates fazer uma diferenciação entre aqueles que conseguem ver as coisas como elas são e aqueles que confundem as coisas com suas sombras. O filósofo, na Alegoria, é aquele quem percorre todo o processo de ser liberto das amarras para então, com o esforço próprio, subir a caverna e ir até o lado de fora, para contemplar a ideia do bem. Trata-se de uma grande imagem para ilustrar o que é educação. A função do filósofo na alegoria é a de ser este que aprende, com muito trabalho e diligência, a ver as coisas como elas são.