Boa noite! Se algum professor(a) puder me explicar o que são esses dois termos, que está no título, eu agradeço grandemente. Já pesquisei e assisti a alguns videos no yt, mas estou com duvidas ainda. Por isso peço-lhes ajuda.
Obs: eu já sei, em teoria, do que se trata. Mas eu quero entender, por favor, expliquem.
Grato!
Na história da filosofia, a ontologia surge com o pensamento pré socrático, de acordo com a tradição. trata-se da ciência do ser enquanto ser (aristóteles metafísica IV) que visa identificar a verdade da realidade em suas categorias, processos, fenômenos, eventos, etc (variando conforme o filósofo em questão.)
Ainda que a epistemologia seja uma parte da filosofia naturalmente, com a modernidade ela adquire uma proeminência, como por exemplo no Descartes das Meditações Metafísicas. A epistemologia é uma investigação sobre o conhecimento: o que podemos conhecer, como e por que.
A ontologia e a epistemologia estão conectadas de alguma forma.No entanto uma vez que se queira conhecer, é necessário presumir algo que seja objeto de conhecimento para este sujeito.
para saber mais entrar em contato ou contratar.
Espero ter ajudado.
Para que uma epistemologia esteja em consoância com tradições dialéticas, é necessário pressupor que o ser é primeiro em relação ao conhecimento e o sujeito de conhecimento.
Uma vez que se nege a ontologia e se ponha a epistemologia como momento predominante, o resultado é potencialmente uma teoria falsa. Uma teoria falsa implica uma prática incorreta para este ou aquele momento.
Alguns filósofos defendem que possuimos limites absolutos para o conhecimento. Isto tem raiz na primeira crítica de kant,cujo resultado indireto é um conjunto de correntes da filosofia das ciencias e das ciencias sociais,economicas, politicas e antropológicas tal como são apresentadas.
O tratamento epistemológico da realidade sem considerar o seu ser enquanto tal pode levar também a uma teoria manipulatória e potencialmente nociva à sociedade.
Professor Tiago Xavier do Pinho.