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Pré-Socráticos


ENEM 2016

TEXTO I
Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne.

HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo. Abril Cultural, 1996 (adaptado).

TEXTO II

Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se?

PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).

Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das

a).investigações do pensamento sistemático.
b).preocupações do período mitológico.
c).discussões de base ontológica.
d).habilidades da retórica Sofistica.
e).verdades do mundo sensível.

Por que a alternativa e) está incorreta?

Professor Lucas S.
Respondeu há 8 anos
Contatar Lucas
Alternativa: C Discussões de base ontológica porque ambos os pensadores pre socráticos estão buscando fazer afirmações acerca do ser, um se baseando na ideia de que tudo está em constante mutação, outro se baseando na ideia de fixidez

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Professor Rodrigo B.
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Respondeu há 8 anos
Contatar Rodrigo
Olá Marcelo. Como enfatizado em outra resposta aqui, a alternativa correta é a "c)", ou seja, "discussões de base ontológica". Ela anula a possibilidade da "e)" estar correta pois, quando se fala em "verdades do mundo sensível" se fala especificamente na distinção platônica entre "mundo das ideias" e "mundo sensível". Um olhar detido ao significado da palavra "ontologia" permite esclarecer um pouco mais: "ontos" do grego significa "ser", "ente" e "logia" significa "estudo". Portanto, falar que se trata de "discussões de base ontológica" significa dizer que tanto no fragmento de Heráclito sobre o movimento constante das coisas e sua perpétua fluidez pela metáfora do rio, quanto no fragmento de Parmênides (em oposição à concepção de Heráclito) sobre a fixidez, unidade e imutabilidade do ser das coisas, ambas REFLETEM A BUSCA POR UMA EXPLICAÇÃO TEÓRICA SOBRE A ESSÊNCIA DAS COISAS, do Ontos.

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