Que importância tiveram Rousseau e Kant para a instauração dos direitos dos indivíduos?
Olá, Ana, tudo bem?
Jean-Jacques Rousseau afirma que a propriedade privada é a origem da desigualdade entre as pessoas. Isso gera uma situação na qual proprietários exploram não proprietários, e estes últimos não participam do processo de tomada de decisão. Por isso, é necessário o Contrato Social, que estabelece a igualdade de cada indivíduo perante a lei, independente de sua condição.
Immanuel Kant estabele a ética do dever, ou seja, devemos fazer o bem não porque nos fará felizes ou por qualquer utilidade, mas porque é nosso dever. A partir daí, elabora o conceito de imperativo categórico, que se fundamenta em 3 pontos, sendo um deles tratar o ser humano sempre como fim e jamais como meio. Isso se dá porque cada indivíduo tem um valor único.
Estes conceitos, tanto de Rousseau quanto de Kant, são fundamentais para a instauração dos direitos dos indivíduos a partir de fins do século XVIII.
Jean-Jacques Rousseau e Immanuel Kant foram dois filósofos iluministas cujas ideias influenciaram significativamente a instauração dos direitos individuais e o desenvolvimento para a evolução do pensamento político e ético. No entanto, suas abordagens e ênfases eram diferentes. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778):1. **Teoria do Contrato Social:** Rousseau é conhecido por sua obra "O Contrato Social", na qual desenvolve a ideia de que uma sociedade civil é formada por um contrato voluntário entre os indivíduos. Ele argumenta que as pessoas, ao entrarem na sociedade, concordam em obedecer à vontade geral, que representam os interesses comuns, e, assim, comprometem-se a respeitar os direitos individuais dentro desse contrato.