A filosofia de Tomás de Aquino é uma síntese inovadora do pensamento cristão com o aristotelismo, além de outros elementos da filosofia clássica. Vou explicar cada um dos tópicos que você mencionou.
a) Cinco vias para provar a existência de Deus: 1. Primeira Via (Argumento do Movimento): Tomás de Aquino afirma que tudo que está em movimento foi posto em movimento por algo que já estava em movimento. Ele deduz que deve haver um "motor imóvel" primário que seja a origem de todo movimento, e esse motor ele identifica com Deus.
Segunda Via (Causalidade Eficiente): Aqui, Aquino argumenta que percebemos uma ordem de causas eficientes no mundo. Não é possível que algo seja a causa de si mesmo, portanto, deve haver uma causa primeira não causada por outra, que é Deus.
Terceira Via (Contingência e Necessidade): Observamos coisas que podem ou não existir (contingentes). Se tudo fosse contingente, poderia haver um tempo em que nada existisse. Portanto, deve haver um ser necessário, que sempre existiu e que é a causa de todos os outros, e esse ser é Deus.
Quarta Via (Graus de Perfeição): Tomás observa que existem graus de perfeição em qualidades como bondade e verdade. A existência desses graus implica a presença de um padrão máximo de perfeição, que é Deus.
Quinta Via (Teleologia ou Finalidade): Ele percebe que objetos sem inteligência agem para fins específicos, sugerindo que são dirigidos por algo com inteligência, que ele identifica como Deus.
b) A Alma: Tomás de Aquino, influenciado por Aristóteles, vê a alma como a forma do corpo. Ele acredita que a alma humana é racional e imortal. A alma é responsável pelas faculdades intelectuais que definem a experiência humana, como pensamento e vontade, e continua a existir após a morte física, aguardando a ressurreição corporal.
c) A Verdade: Para Tomás, a verdade é a correspondência entre a mente e a realidade ("adequação do intelecto à coisa"). Ele distingue entre a verdade ontológica (verdade das coisas em relação a Deus) e a verdade lógica (correspondência entre conceitos e realidade). Ele vê Deus como a verdade última e perfeita.
d) A Felicidade: A noção de felicidade em Tomás de Aquino está profundamente ligada ao conceito de bem-aventurança ou beatitude, que é a visão beatífica de Deus. Ele argumenta que a felicidade perfeita não pode ser alcançada nesta vida, pois as verdadeiras e últimas aspirações do ser humano só podem ser satisfeitas pela visão de Deus na vida eterna. Portanto, o objetivo final do homem é atingir a comunhão com Deus, onde a verdadeira felicidade é realizada.
Esses temas exemplificam como Tomás de Aquino integrou aspectos filosóficos e teológicos para sua compreensão da existência e do ser humano.
A filosofia de Tomás de Aquino sintetiza fé e razão, conciliando cristianismo e aristotelismo. Ele explica a existência de Deus (cinco vias), define a alma como forma do corpo, vê a verdade como adequação e a felicidade como comunhão com Deus.