Além do Despotismo moderno, o que mais ele (Tocqueville) defende? Quais as suas principais ideias?
Grato.
Olá, em resumo, foi considerado como o sociólogo da democracia, Alexis de Tocqueville aristocrata ao longo de toda sua vida, destacou-se ao fazer um longo estudo sobre a nascente democracia americana. Essa análise através da narrativa ´´da democracia na América`` demonstra a construção de um dos regimes democráticos mais estáveis da modernidade. Basicamente é um texto fundamental para quem pretende compreender a força irresistível deste modo de governo. Não à toa, a revolução americana se tornou a inspiração para países em todo o resto do mundo. Em poucas palavras, a resposta para o questionamento sobre o caso americano pode ser resumida em três itens: o espaço ocupado pelos moradores do desse novo pais; as leis capazes de garantir liberdade e organização política e social; bons hábitos em relação a cultura político-social onde havia o estímulo a liberdade, oportunidade e a descentralização do poder. O estudo de Tocqueville, portanto, deve ser visto não só como o olhar de um aristocrata francês para o “novo mundo”, mas também uma crítica aos perigos que o sistema democrático pode ser comprometido por situações que ele mesmo cria. As inquietações que moveram o autor se mantêm atuais, especialmente em um contexto de queda dos índices de democracia mundiais. Qualquer dúvida estou a disposição e espero ter contribuído com você. Saudações e um bom estudo.
Tocqueville se ocupou do dilema entre igualdade e liberdade. Pois, ao passo que a humanidade se encaminha para a igualdade de oportunidade, os indivíduos estariam perdendo suas liberdades individuais. Para o mesmo a igualdade não pode estar dissociada da democracia.
Porém, também alertou para os perigos dos desvios da democracia, ou a tirania da maioria, ou seja, há o perigo de se homogeneizar a cultura e de se reprimir a diversidade e as manifestações da minoria.
A sua defesa de um sistema político democrático liberal, que possa garantir as liberdades dos indivíduos, em uma sociedade igual, que leva Tocqueville a ser considerado um dos principais pensadores do Liberalismo.