Campo magnético e eletricidade

Se eletricidade gera campo magnético, então até mesmo um simples aparelho de choque pode gerar um? Por menor que seja?

Rafael L.
Rafael
perguntou há 2 semanas

Professor Wilson V.
Respondeu há 2 semanas

Olá Rafael. Não sei o que vc quer dizer com aparelho de choque, mas se houver uma alteração no campo elétrico, em um determinado intervalo de tempo do sistema,  é gerado um campo magnético.

Professor Anderson M.
Respondeu há 2 semanas
Rafael, ótima questão! Veja bem a corrente elétrica somente produz um campo magnético se ela variar no tempo, está variação na intencidade da corrente no tempo produzirá um campo eletromagnético. O experimento de Faraday, ele tinha uma bateria, portanto, uma fonte de corrente contínua mas ele percebeu que no abrir ou fechar do circuito o ponteiro de um medidor se movia, voltando ao repouso em seguida. Depois com mais estudos e com a corrente alternada (CA) verificou-se que está corrente sempre produz um campo eletromagnético porque a corrente está sempre mudando sua intensidade. Então, quanto a arma de choque? Bem, sendo ela uma arma com bateria, como geralmente o é, somente ocorrerá produção de campo eletromagnético no acionar da arma, no desligar ou no momento que atinge o alvo, ou seja quando tem variação na intensidade de corrente por mais breve tempo que durar a variação. Espero ter ajudado! Caso tenha gostado da resposta, gentileza avaliar positivamente ajudará bastante. Bons estudos.
Professora Isabelle A.
Respondeu há 1 semana

Oi Rafael,

Cuidado com essa afirmação. O que é eletricidade, nesse caso? É importante sempre lembrar que são duas as formas de gerar campo magnético. A primeira e mais conhecida é simplesmente pela existência dos ímas. A segunda forma de gerar campo magnética é com fluxo de cargas magnéticas com um movimento ordenado, que chamamos de corrente. Então, sempre que temos corrente temos um campo magnético sendo gerado ali. O choque elétrico é sentido quando elétrons são descarregados em um corpo, para isso, esses elétrons se movimentam em uma certa direção por um curto período de tempo, podemos dizer que existe ali uma pequena corrente, se essa pequena corrente existe então existe também um certo campo magnético gerado pelo tempo que essa corrente existiu.

Professores particulares de Física

Santa Maria / RS
Graduação: Física - Licenciatura (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Física para o 3º ano do Ensino Médio Magnetismo Física Intermediário Física Básica Física Geral Técnico em Física Mecânica Geral do Corpo rígido
Professor de Física e Cálculo com experiência em curso preparatório, escolas públicas e ensino superior
Conversar Whatsapp do professor Wilson V. Whatsapp do professor Wilson V. Ver WhatsApp
Responde em 31 min
Cássia dos Coqueiros / SP
Graduação: MATEMATICA (Universidade Federal de São Carlos (UFSCar))
Física para Pré-Vestibular Física para ENEM Física para Ensino Fundamental Reforço Escolar em Física Física para Ensino Médio
Professora de Matemática e Cálculo com mais de 10 anos de experiência.
Conversar Whatsapp do professor Marina P. Whatsapp do professor Marina P. Ver WhatsApp
Rio de Janeiro / RJ
Pós Doutorado: Pós-Doutoramento em Engenharia de Telecomunicações (Télécom Bretagne)
Física para ENEM Física para Ensino Fundamental Reforço Escolar em Física Física - Eletromagnetismo Física II Física IV Física para Ensino Médio
Professor Universitário de Engenharia com mais de 25 anos de experiência em ensino e pesquisa, oferece aulas: Física, Matemática, Eletromagnetismo.
Conversar Whatsapp do professor Ricardo M. Whatsapp do professor Ricardo M. Ver WhatsApp