Boa noite, gostaria de saber se dentro de um cilindro que tem por capacidade de 16m3, onde este cilindro é abastecido por Gnv poderia haver uma compressão tão expressiva do ar fazendo caber mais que 16m3? Mesmo sabendo que a capacidade do cilindro é somente de 16m3. Se possível diga em qual teoria está resposta de justifica.
Obrigado
Fala Anderson, tudo bom?
Eu posso dar uma mexida na sua pergunta?* Pq ela do jeito que tá formulada ta confusa.
Eu diria: Poderia haver uma compressão tão expressiva do ar fazendo caber mais moléculas?
Pra responder a sua pergunta (na versão 1.1) tudo que a gente precisa é da equação de Clapeyron:
pV = nRT
p = pressão, V = volume, n = numero de mols de moléculas, R = uma constante, T = temperatura
Então vamos brincar com todas as variáveis possíveis e ver o que acontece.
Então nosso volume é de 16 m3. A gente vai ter aí uma pressão que depende do numero de mols do nosso gás e da temperatura.
O que acontece se a gente diminuir a temperatura? A energia cinética do nosso gás cai, então elas se movem menos, então de duas uma
- Se nosso reservatório for algo do tipo um balão, o balão perde volume
- Se nosso reservatório for algo do tipo uma caixa de metal selada - ou um cilindro de GNV, a caixa não pode perder volume, então ela perde pressão.
Então pro nosso caso, se a gente resfriar o nosso tanque, a gente consegue por mais gás lá sem precisar mexer no volume e nem correr o risco de estourar o tanque por conta de vc ter colocado mta pressão.
A gente poderia teoricamente mexer também com os parâmetros de pressão e volume, mas acho que pro caso em questão não faz sentido.
Voce pode comprar um cilindro maior (dããã, jura?) que faz caber mais.
Voce pode arriscar o por mais gás no cilindro e aumentar a pressão (mas não vamos fazer isso, né? Segurança em primeiro lugar)
*pq eu mudei a questão: fazer caber mais que 16m3 em 16m3 é uma pergunta que não faz mto sentido.
Espero ter ajudado e bons estudos!