Cinemática

Física Cinemática Velocidade EM Aceleração Movimento MRUV
Um móvel descreve uma trajetória em MRUV, passando duas vezes pela posição S = 60 m com velocidade de módulo igual a 10 m/s em ambas as passagens. Os módulos da velocidade e da aceleração, no instante t = 0, valem, respectivamente, 40 m/s e 5 m/s². Desse modo, dependendo do sentido inicial adotado, a posição S, em metros, no instante em que o móvel muda de sentido pode ser: a) 50 ou 70 b) 40 ou 80 c) -80 ou 80 d) -90 ou 150 gab a no sentido da inversão de movimento, como saber qual sinal da v e a usar?, v+,a-/ v-,a+? depois de ver que o tempo da inversão é 8s, por que tem que descobrir um tempo de 6s, que é a passagem por s=60m? Por que 60m só foi considerado como s no do cálculo de 6s, por que tbm não pode ser s no espaço do 8s? nao entendi essas afirmações do s, s0 nos cálculos de espaço, um de 8s e outro de 6s
Foto de Nicoli R.
Nicoli perguntou há 1 mês
1 resposta
Professor Jhionathan L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 mês
Contatar Jhionathan
Melhor resposta
Essa foi a melhor resposta, escolhida pelo autor da dúvida

A posição de um corpo que descreve um MRUV é dada por:

Onde os sinais dependem dos sentidos da velocidade inicial e aceleração . Como o corpo muda de sentido, a aceleração e velocidade inicial devem ter sentidos contrários, o que caracteriza um movimento retardado. Caso contrário (se aceleração e velocidade inicial tivessem o mesmo sentido), o móvel iria acelerar e manter sempre o mesmo sentido, o que caracteriza um movimento acelerado. Assim, considerando que velocidade inicial e aceleração têm sentidos contrários:

Com a equação (2), podemos encontrar o tempo em que o móvel muda de direção, caracterizado por .Note que independente da commbinação de sinais, encontramos:

Olhando para a equação (1), vemos que nesse ponto: . Então, para encontrarmos a posição em que o móvel se encontra quando muda de sentido, precisamos de . Para encontrá-lo, usamos a informação de que quando o móvel passa por sua velocidade é de . Para saber em que tempo isso ocorre, usamos a equação (2):

O caso em que é negativa e é positiva fornece:

O caso em que é positiva e é negativa fornece:

A partir da equação (1):

O caso em que é negativa e é positiva fornece:

O caso em que é positiva e é negativa fornece:

O importante é manter a consistência dos sinais. Agora, temos todos os dados da equação (1) para determinar o instante em que o móvel muda de sentido:

O caso em que é negativa e é positiva fornece:

O caso em que é positiva e é negativa fornece:

Note que a chave para chegar no resultado correto é manter a consistência dos sinais explicada no começo, ou seja, de que velocidade inicial e aceleração possuem sinais trocados, e utilizar os tempos correspondentes para cada ponto.

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, solicite uma aula.

 

 

 

Envie uma dúvida e receba resposta imediata

Respostas da IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Tenha sua atividade, tarefa, lista de exercícios, ou projeto resolvida por um professor especialista
Você define o prazo
Interação com o professor por chat
Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar tarefa

Envie suas dúvidas pelo App