Foto de Nicoli R.
Nicoli há 5 meses
Enviada pelo
Site

Cinemática

Um móvel descreve uma trajetória em MRUV, passando duas vezes pela posição S = 60 m com velocidade de módulo igual a 10 m/s em ambas as passagens. Os módulos da velocidade e da aceleração, no instante t = 0, valem, respectivamente, 40 m/s e 5 m/s². Desse modo, dependendo do sentido inicial adotado, a posição S, em metros, no instante em que o móvel muda de sentido pode ser: a) 50 ou 70 b) 40 ou 80 c) -80 ou 80 d) -90 ou 150 gab a no sentido da inversão de movimento, como saber qual sinal da v e a usar?, v+,a-/ v-,a+? depois de ver que o tempo da inversão é 8s, por que tem que descobrir um tempo de 6s, que é a passagem por s=60m? Por que 60m só foi considerado como s no do cálculo de 6s, por que tbm não pode ser s no espaço do 8s? nao entendi essas afirmações do s, s0 nos cálculos de espaço, um de 8s e outro de 6s
Professor Jhionathan L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 meses
Contatar Jhionathan

A posição de um corpo que descreve um MRUV é dada por:

Onde os sinais dependem dos sentidos da velocidade inicial e aceleração . Como o corpo muda de sentido, a aceleração e velocidade inicial devem ter sentidos contrários, o que caracteriza um movimento retardado. Caso contrário (se aceleração e velocidade inicial tivessem o mesmo sentido), o móvel iria acelerar e manter sempre o mesmo sentido, o que caracteriza um movimento acelerado. Assim, considerando que velocidade inicial e aceleração têm sentidos contrários:

Com a equação (2), podemos encontrar o tempo em que o móvel muda de direção, caracterizado por .Note que independente da commbinação de sinais, encontramos:

Olhando para a equação (1), vemos que nesse ponto: . Então, para encontrarmos a posição em que o móvel se encontra quando muda de sentido, precisamos de . Para encontrá-lo, usamos a informação de que quando o móvel passa por sua velocidade é de . Para saber em que tempo isso ocorre, usamos a equação (2):

O caso em que é negativa e é positiva fornece:

O caso em que é positiva e é negativa fornece:

A partir da equação (1):

O caso em que é negativa e é positiva fornece:

O caso em que é positiva e é negativa fornece:

O importante é manter a consistência dos sinais. Agora, temos todos os dados da equação (1) para determinar o instante em que o móvel muda de sentido:

O caso em que é negativa e é positiva fornece:

O caso em que é positiva e é negativa fornece:

Note que a chave para chegar no resultado correto é manter a consistência dos sinais explicada no começo, ou seja, de que velocidade inicial e aceleração possuem sinais trocados, e utilizar os tempos correspondentes para cada ponto.

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, solicite uma aula.

 

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor