Temos que utilizar a Lei de Lenz:
1. Se o fluxo magnético através de uma espira aumenta, a corrente induzida estabelece um campo magnético com linhas de fluxo contrárias ao fluxo inicial.
2. Se o fluxo magnético através de uma espira diminui, a corrente induzida estabelece um campo magnético com linhas de fluxo no mesmo sentido ao fluxo inicial.
Assim, temos os casos:
Caso A: O imã se afasta da espira, o fluxo externo diminui, então, o fluxo induzido deve estar no mesmo sentido, isso cria uma corrente induzida na espira K de sentido horário.
Caso B: O imã se aproxima da espira, o fluxo externo aumenta, então, o fluxo induzido deve estar no sentido contrário, isso cria uma corrente induzida na espira K de sentido antihorário.
Caso C: Após a chave C ser fechada, se estabelece na primeira espira uma corrente em sentido horário, a qual cria o campo B apontando para a direita. Se esse campo B aumentar, então, o fluxo externo sobre a espira K aumenta também, portanto, o fluxo induzido na espira K deve ser em sentido oposto (para a esquerda) criando assim uma corrente induzida de sentido antihorário.
Caso D: Após a chave C ser aberta, a corrente na primeira espira e, portanto, o fluxo externo sobre a espira K diminui, isso cria um fluxo induzido no mesmo sentido na espira K (para a direita) criando assim uma corrente induzida de sentido horário.