Foto de Flávia G.
Flávia há 6 anos
Enviada pelo
Site

Decomposição de forças

Uma caixa desliza de cima para baixo ao longo de uma rampa e o trabalho é realizado pela força da gravidade e de atrito. O trabalho de cada uma dessas forças pode ser expresso em termos da variação da energia potencial gravitacional? Para cada uma das forças explique, porque sim ou porque não.
Física Ensino Médio Mecânica Geral
2 respostas
Professor Luis G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Luis
Olá Flávia. O trabalho é a transferência de energia causada por uma força. Então uma caixa em um plano inclinado tem energia potencial gravitacional e a força gravitacional faz com que a caixa deslise, ganhando, com isso, energia cinética. Então a energia potencial é transformada em energia cinética pela ação da força gravitacional. O atrito é uma força que resulta da interação entre as duas superfícies, a caixa e a rampa nesse caso. A força de atrito transfere a energia cinética em energia térmica (com o atrito a caixa e a rampa esquentam), energia sonora (o ruido da caixa sendo arrastada pela rampa), etc. Em resumo, ressas duas forças resultam da interação gravitacional e o consequente deslisamento da caixa pela rampa (variação da energia potencial). Agora, vamos equacionar isso tudo. O trabalho "T" é definido como o produto da força "F" pela distância "Dx" onde essa força atua, T = F.Dx.sen(alpha) , -------------------------------------(1) onde alpha é o ângulo entre a força e o deslocamento. Em um plano inclinado a força que atua na direção do deslisamento é F = Fg.sen(theta) , ---------------------------------------(2) onde "Fg = m.g" é a força gravitacional e theta é o ângulo de inclinação da rampa. (Para entender melhor essa decomposição veja https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_inclinado). Se a altura "h" é o cateto oposto do angulo theta, então o deslisamento da caixa "Dx" será a hipotenusa do triângulo, e temos sen(theta) = h/Dx . --------------------------------------(3) Substituindo as Eqs. (2) e (3) na Eq. (1) T = m.g.h , ----------------------------------------------(4) que é justamente a variação da energia potencial gravitacional, pois DEp = m.g.h . -------------------------------------------(5) * Como a força está na direção do deslocamento alpha = 0º. ** Não confunda alpha com theta. Alpha é o ângulo entre a força e o deslocamento, theta é o ângulo de inclinação da rampa. Já a força de atrito "fa" é dada por fa = Mc.N . -----------------------------------------------(6) onde "Mc" é o coeficiente de atrito cinético e "N" é o módulo da força normal que é igual ao modulo da força peso (N = m.g). O trabalho realizado pela força de atrito será então T = -fa.Dx , ----------------------------------------------(7) onde o sinal negativo vem do fato de que a força de atrito é oposta ao movimento (alpha = 180º). Usando as Eqs. (3) e (6), T = -Mc.m.g.h/sen(theta) , T = -(Mc/sen(theta))DEp . -------------------------------(8) O sinal positivo no trabalho da força gravitacional, Eq. (4), indica que essa força transfere energia PARA a caixa acelerando-a para baixo. Já o sinal negativo no trabalho da força de atrito, Eq. (8), indica que ela transfere energia DA caixa freiando-a contra o deslisamento. Espero ter ajudado Bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Ricardo R.
Respondeu há 6 anos
Contatar Ricardo


1) De fato uma componente da força de gravidade e o atrito atuam sôbre a caixa deslizante em sentidos opostos.

2) O trabalho da (componente de) força gravitacional pode ser expresso em termos da variação da energia potencial, pois a força gravitacional é dita ser uma força conservativa, que não dissipa energia mecânica.

3) Entretanto, a força de atrito não é uma força conservativa pois dissipa energia mecânica convertendo-a em calor e som. Portanto, o trabalho realizado pela força de atrito transfere parte da energia potencial gravitacional para calor e som.

Prof. Ricardo Marques Ribeiro

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa