olá! não tô conseguindo identificar onde errei na minha resolução. descompus as forças, calculei Fy como 54.sen 37, assim como calculei o Fx como 54. cos37. Então a normal resultou em 32,4 + peso (50). A partir daí calculei a força de atrito e diminui de Fx. mesmo assim minha aceleração segue dando 4. Como faço?
O homem utiliza energias de diferentes formas para realizar as mais diversas tarefas. Por exemplo, ele se beneficia da energia muscular animal para tracionar carroças e arados e de planos inclinados para diminuir o esforço para elevar corpos até uma determinada altura.Um bloco de massa 5,0kg é empurrado ao longo de rampa inclinada de 37° por uma força constante de intensidade igual a 54,0N e paralela à rampa.Considerando-se que a aceleração da gravidade local é igual a 10m/s2 , sen37° e cos37° iguais, respectivamente, a 0,6, e 0,8, e o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície da rampa seja igual a 0,28, é correto afirmar que a aceleração do bloco, durante a subida, em m/s2 , é igual a
Você nao pode dizer que Fy=54.sen37 e que Fx=54cos37, pois essa força de 54N está sendo aplicada paralelamente à rampa, como diz na questão.
As forças atuantes são: Força peso (P=50N) para baixo, a força aplicada (F=54N) paralelamente à rampa e a força de atrito, também paralela à rampa mas no sentido inverso ao sentido do deslocamento (ou tendência de deslocamento). Chamarei de eixo x o paralelo à rampa no sentido para cima (sentido de aplicação da força) e de eixo y o eixo normal à rampa, também orientado para cima. Supondo que o bloco tenha tendência de movimento no sentido da aplicação da força, teremos: Fx=F-Fat-Psen37 (1), neste momento seria necessário avaliar se o bloco estaria em movimento ou não, porém ele não dá o valor da força de atrito estático, então ele quer que você considere que está em movimento. O valor da Fat será Fat=N.c (2), sendo N a força Normal e c o coeficiente de atrito cinético.
Para o cálculo da força normal iremos ter que fazer o cálculo no eixo y. Como não existe aceleração no eixo y, a força resultante no eixo y será 0. Neste eixo teremos Pcos37 para baixo e a normal para cima, então o cálculo será Pcos37=N.
Após isso é só substituir o valor de N encontrado na equação (2) e substituir a Fat em (1) para descobrir o valor de Fx.
Detalhes: Quando se utiliza Fx=F-Fat-Psen37, o Fx está sendo considerado como se fosse no sentido de subida. Podemos afirmar isso com certeza neste caso pois o valor de F é maior do que Psen37. Caso Psen37 fosse maior do que F, teríamos Fx=Psen37-Fat-F, apontada para baixo.
Fazendo os cálculos, temos:
Fx=F-Pcos37.c-Psen37
Fx=54-50.0,8.0,28-50.0,6=12,8 N
Substituindo Fx na segunda lei de Newton (F=ma), tem-se:
12,8=5.a ; a=2,56 m/s
Se a resposta te ajudou e você gostou dá um like que ajuda.