Podemos começar os exercício calculando a massa da jangada. Sabendo que a área de base é e a altura da jangada é , então o volume da jangada é de . Conhecendo a densidade , a massa pode ser calculada por .
Sabendo que na posição final, a água atinge metade da altura da jangada, então podemos dizer que o volume submerso é de . Com o volume submerso podemos calcular a massa de água deslocada .
Agora nós temos que fazer um balanço de forças para calcular a massa total de pedras. As forças neste balanço são as de empuxo da jangada (gerada pela massa de água deslocada) e os pesos das pedras e da própria jangada. A força de empuxo aponta para cima (positiva), enquanto as forças de peso apontam para baixo (negativas). O balanço desta forma fica
onde é o vetor de aceleração da gravidade. Como a aceleração da gravidade multiplica todos os termos cuja somatória é zero, então podemos corta-la da operação. Fazendo isso e redistribuindo os termos nós ficamos com valor de massa total de pedras:
Olá Kilery, boa tarde.
Para sabermos a massa de pedras que foi colocada sobre a jangada, utilizaremos a fórmula de Empuxo, como será mostrado a seguir:
Dados:
Dens(jang)=0,3g/cm^3
Mpedras=?
A(jang)=15cm^2
H(jang)=2cm
V(jang)=?
A(jang)*(h(jang))=V(jang)
V(jang)=15*2=30cm^3
V(jang(sub))=V(jang)/2=15cm^3
Emp=Peso(total)
V(jang(sub))*(Dens(água))*(g)=(Mpedras+(Dens(jang)*(V(jang)))*g
15*(1,0)=(Mpedras+((0,3)*(30)))
Mpedras=15-9 = 6 gramas
R: 6 gramas opcão C.
Espero ter sido esclarecedor, qualquer dificuldade estou à disposição. Obrigado e até mais.