Ao tocar violão, a "batida" ou "ritmo" refere-se ao padrão de movimentação da mão direita (ou esquerda, para canhotos) que toca as cordas, criando o ritmo da música. Geralmente, em uma batida, você alterna entre movimentos para baixo (descendo) e para cima (subindo) com a palheta ou os dedos.
Aqui estão algumas dicas básicas para ajudar com a batida:
Movimentos para baixo (downstroke): Este é o movimento em que você toca as cordas da mais grossa para a mais fina, ou seja, de cima para baixo.
Movimentos para cima (upstroke): Aqui, você toca as cordas na direção oposta, da mais fina para a mais grossa, ou seja, de baixo para cima.
Consistência: A chave para uma boa batida é a consistência e o ritmo. Pratique devagar no começo e assegure-se de manter o tempo e o padrão regular. Uma batida comum pode ser baixo, baixo, cima, cima, baixo, cima, por exemplo.
Dependendo do acorde: Embora a batida em si não mude dependendo do acorde (a menos que especificamente desejado para um efeito musical), você pode querer ajustar a ênfase ou volume em algumas cordas para dar mais destaque ao acorde que estiver tocando.
Palhetada com suaves: Quando você está começando, é importante ser suave para não quebrar o ritmo. Você não precisa de força para fazer um bom som, mas sim de controle e suavidade.
Praticar constantemente ajudará a entender qual padrão de batida melhor se adapta a cada música. Experimente com diferentes ritmos e veja como eles influenciam o som e a sensação da música que você está tocando.
Tem que ter consistência, sincronia e vai depender do violão porque tem cordas diferentes. O acorde vai depender dos fatores:
Cordas de baixo para cima: você vai sair de cordas mais grossas para mais leves.
Cordas de cima para baixo é o oposto das leves para mais grossas.
Suavidade- é importante para o tom, timbre e som.
Boa noite,
Então, na batida do violão terá os dois momentos. Normalmente fica 4m 4 tempos.
tempo 1 - de cima para baixo ( todas as cordas)
tempo 2 - de baixo para cima ( metade das cordas)
tempo 3 - de cima para baixo ( metade das cordas)
tempo 4 - de baixo para cima (metade das cordas).
Essa batida você pode fazer vários rítmos mudando o tempo. também pode abafar com a palma damão no tempo 1.
Espero ter ajudado