Foto de Olivia O.
Olivia há 2 anos
Enviada pelo
Site

Deslocamento e velocidade

A velocidade de um metrô é constante e controlada, de forma que a viagem seja segura e confortável para os passageiros. Assim, a cada parada, o metrô realiza sua frenagem de forma mais branda e, após a parada, o veículo acelera até novamente atingir velocidade máxima e constante. Em outras palavras: os trens seguem em velocidade constante de 40 km/h; considerando que, a partir dessa velocidade inicial, inicia-se a frenagem no tempo zero, demora 20 segundos para parar totalmente em uma estação; durante um minuto, permanece parado para embarque e desembarque de passageiros e, em seguida, inicia novamente movimento com aceleração constante, atingindo 40 km/h após apenas 15 segundos; por fim, o movimento é uniforme até se aproximar de outra estação.

Com relação ao exposto sobre o movimento, vamos à sua tarefa:

a) Realize o esboço do gráfico de velocidade (km/h) versus tempo (s) de 0 a 100 s.

b) Qual é o deslocamento total (km) de 0 a 100 segundos? Obs.: lembre-se de transformar o tempo de segundos em hora.

c) Quais são as acelerações que esse trem/metrô obteve durante o período do gráfico, em m/s2?

Física Geral Ensino Médio
2 respostas
Professor Noel M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Noel

Oi Olivia,

a) Nesse item eu não vejo a opção de submeter uma imagem ou ilustração, então terei que enviar um link externo:
https://postimg.cc/ZWdXYL8k

Você assume que o trem desacelera (e acelera) de forma linear, pois de outra forma, os passageiros não teriam conforto na viagem.

b) Para calcular o deslocamento total, você precisa calcular a área abaixo da Figura, e ela é dividida em 3 partes : 2 triangulos, que correspondem as acelerações; e 1 retangulo, que é a viagem em velocidade constante. Eu marquei cada área com um número:
https://postimg.cc/v4b5DY9Q

- Primeiro passo é converter o tempo de 'segundo' para hora', desse modo, a resposta final será em 'km', como foi pedido pelo exercício.

1 hora tem 60 minutos, e cada minuto tem 60 segundo = 1 hora tem '3600' segundos, ou '36*100' segundos (escrever dessa maneira vai facilitar as contas)

- A área (1), que é um triângulo cuja base dura '20 seg', e altura de '40km/h'. 

- Área (2) segue a mesma ideia, apenas troca o tempo de duração, de 20 segundos, para 15 segundos

-Área (3) é a área de um retângulo de base 5 seg, e altura 40km/h

Somando todas as áreas

 

c) Aceleração é a variação da velocidade em um intervalo de tempo. Como o exercício pede aceleração em ', vamos converter a velocidade de 'km/h' para 'm/s'  antes de calcular os resultados finais.

- Na desaceleração, a velocidade inicial era 40km/h, e velocidade final foi 0km/h.

- Para acelerar, mudamos apenas o tempo, que é mais curto, de 15 segundos

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Michele L.
Respondeu há 2 anos
Contatar Michele
a) O gráfico de velocidade (km/h) versus tempo (s) de 0 a 100 s é: ![Gráfico de velocidade (km/h) versus tempo (s)](https://i.imgur.com/5JZJZJL.png) b) Para calcular o deslocamento total (km) de 0 a 100 segundos, precisamos dividir o movimento em três partes: a primeira parte é a frenagem até a parada total, a segunda parte é o tempo em que o trem fica parado na estação e a terceira parte é a aceleração até atingir a velocidade máxima novamente. Na primeira parte, o trem percorre uma distância d1 até parar totalmente. Podemos calcular essa distância usando a equação de Torricelli: v² = v0² + 2ad Onde v é a velocidade final (zero), v0 é a velocidade inicial (40 km/h), a é a aceleração de frenagem e d é a distância percorrida. Como a velocidade final é zero, temos: 0² = (40 km/h)² + 2a x d1 d1 = - (40 km/h)² / (2a) Sabemos que a frenagem dura 20 segundos. Como a aceleração é constante, podemos calcular a partir da equação de movimento: d1 = v0t + (1/2)at² Onde t é o tempo de frenagem (20 s) e v0 é a velocidade inicial (40 km/h). Substituindo os valores, temos: -(40 km/h)² / (2a) = (40 km/h) x (20 s) + (1/2) a x (20 s)² Resolvendo para a aceleração a, temos: a = - (40 km/h) / (20 s) = - 2 km/h/s Substituindo na equação de Torricelli, temos: d1 = - (40 km/h)² / (2 x (-2 km/h/s)) = 400 m Na segunda parte, o trem fica parado por um minuto, ou seja, 60 segundos. Nesse tempo, o trem não se desloca. Na terceira parte, o trem acelera até atingir a velocidade máxima novamente. Podemos calcular a distância percorrida usando a equação de movimento: d2 = v0t + (1/2)at² Onde v0 é a velocidade inicial (zero), a é a aceleração de aceleração (constante) e t é o tempo de aceleração (15 s). Substituindo os valores, temos: d2 = (1/2) a x (15 s)² = 2812 m Portanto, o deslocamento total (km) de 0 a 100 segundos é: d_total = d1 + d2 = 400 m + 2812 m = 3,212 km c) As acelerações que o trem/metrô obteve durante o período do gráfico são: - A aceleração de frenagem é de -2 km/h/s, como calculado na parte (b). - A aceleração de aceleração é de 2,67 km/h/s. Podemos calcular essa aceleração usando a equação de Torricelli: v² = v0² + 2ad Onde v é a velocidade final (40 km/h), v0 é a velocidade inicial (zero), a é a aceleração de aceleração e d é a distância percorrida (2812 m). Substituindo os valores, temos: (40 km/h)² = 2 x a x 2812 m a = (40 km/h)² / (2 x 2812 m) = 2,67 km/h/s - Durante o movimento uniforme, a aceleração é zero.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa