A velocidade de um metrô é constante e controlada, de forma que a viagem seja segura e confortável para os passageiros. Assim, a cada parada, o metrô realiza sua frenagem de forma mais branda e, após a parada, o veículo acelera até novamente atingir velocidade máxima e constante. Em outras palavras: os trens seguem em velocidade constante de 40 km/h; considerando que, a partir dessa velocidade inicial, inicia-se a frenagem no tempo zero, demora 20 segundos para parar totalmente em uma estação; durante um minuto, permanece parado para embarque e desembarque de passageiros e, em seguida, inicia novamente movimento com aceleração constante, atingindo 40 km/h após apenas 15 segundos; por fim, o movimento é uniforme até se aproximar de outra estação.
Com relação ao exposto sobre o movimento, vamos à sua tarefa:
a) Realize o esboço do gráfico de velocidade (km/h) versus tempo (s) de 0 a 100 s.
b) Qual é o deslocamento total (km) de 0 a 100 segundos? Obs.: lembre-se de transformar o tempo de segundos em hora.
c) Quais são as acelerações que esse trem/metrô obteve durante o período do gráfico, em m/s2?
Oi Olivia,
a) Nesse item eu não vejo a opção de submeter uma imagem ou ilustração, então terei que enviar um link externo:
https://postimg.cc/ZWdXYL8k
Você assume que o trem desacelera (e acelera) de forma linear, pois de outra forma, os passageiros não teriam conforto na viagem.
b) Para calcular o deslocamento total, você precisa calcular a área abaixo da Figura, e ela é dividida em 3 partes : 2 triangulos, que correspondem as acelerações; e 1 retangulo, que é a viagem em velocidade constante. Eu marquei cada área com um número:
https://postimg.cc/v4b5DY9Q
- Primeiro passo é converter o tempo de 'segundo' para hora', desse modo, a resposta final será em 'km', como foi pedido pelo exercício.
1 hora tem 60 minutos, e cada minuto tem 60 segundo = 1 hora tem '3600' segundos, ou '36*100' segundos (escrever dessa maneira vai facilitar as contas)
- A área (1), que é um triângulo cuja base dura '20 seg', e altura de '40km/h'.
- Área (2) segue a mesma ideia, apenas troca o tempo de duração, de 20 segundos, para 15 segundos
-Área (3) é a área de um retângulo de base 5 seg, e altura 40km/h
Somando todas as áreas
c) Aceleração é a variação da velocidade em um intervalo de tempo. Como o exercício pede aceleração em ', vamos converter a velocidade de 'km/h' para 'm/s' antes de calcular os resultados finais.
- Na desaceleração, a velocidade inicial era 40km/h, e velocidade final foi 0km/h.
- Para acelerar, mudamos apenas o tempo, que é mais curto, de 15 segundos