No sistema mostrado na Figura, uma força F=2,52 N age sobre o corpo 1 de massa m1=0,96 kg. A superfície horizontal não tem atrito e a massa do corpo 2 é m2=1,72 kg. A roldana é um disco maciço de massa M=1,11 kg e raio R=3,3 cm. Qual é a aceleração (em m/s2) dos blocos?
A)3,42
B)3,92
C)3,38
D)3,63
E)3,69
F)2,36
G)3,86
H)3,47
I)3,81
J)4,20
Boa noite Alex!
Nesse caso vamos considerar o fio como algo inextensível, isso é, o fio está completamente rígido e vai se mover de acordo com a movimentação do bloco de m1. Agora vamos imaginar as forças que estão atuando nos blocos:
Forças bloco m1: força peso (para baixo), tração (para cima). Nesse caso importante lembrar que a força peso é maior que a de tração, caso contrário o sistema não se moveria.
Forças bloco m2: força normal (para cima), força peso (para baixo), tração (para esquerda).
Como o sistema se move junto a aceleração dos dois blocos é igual, a única diferença para eles é a massa e a força resultante, lembrando que a força resultante é sempre a massa vezes a aceleração do corpo ou a somatória de suas forças.
Usando essa informação de que a força resultante é sempre a massa vezes a aceleração do corpo ou a somatória de suas forças podemos dizer o seguinte:
Bloco m2:
Bloco m1:
No caso do bloco m1 adiciona-se uma parcela "F" por que temos uma força adicional puxando para baixo de 2,52N. Somando ambas as equaçõs temos:
Agora basta substituir os valores:
Não há alternativa correta.