Foto de Nicoli R.
Nicoli há 11 meses
Enviada pelo
Site

Dúvida d termica

1 A primeira ferrovia a funcionar no Brasil foi inaugurada em abril de 1854, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, com 14,5 km de extensão, construída peloVisconde de Mauá. Um dos cuidados que se deve ter na colocação dos trilhos em uma ferrovia é deixar uma pequena distância entre dois deles para possibilitar a dilatação térmica que pode ocorrer com a variação de temperatura. Normalmente os trilhos utilizados possuem 20m de comprimento. Em sua fixação sobre dormentes, uma distância de 5 mm é deixada entre as peças consecutivas, são as juntas de dilatação que evitam que os trilhos se espremam em dias muito quentes.Nessa considerou o ∆l como 5.10^-3 e o Lo =20 2 Em feiras de Ciências é comum encontrarmos uma demonstração famosa sobre a dilatação dos corpos denominada “Anel de Gravezande”. Esta demonstração consiste em se passar uma esfera, continuamente aquecida, por um anel até que esta, dilatada, não consiga mais atravessá-lo. Considere uma esfera de ferro de diâmetro 10,000 cm , com coeficiente de dilatação linear igual a 10–5ºC–1e um anel com diâmetro interno igual a 10,005 cm, que não sofre nenhum efeito de dilatação. Nessas condições, a menor variação de temperatura, em o C, que a esfera deve ser submetida, para que não consiga mais atravessar o anel é Nessa considerou o ∆l como 10,005 -10 e o Lo = 10 Por que na dos trilhos o espaço 5mm foi o ∆l e não 20-5? o q determina nelas se subtrai ou considera o espaço?
Professor Diego L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 10 meses
Contatar Diego
Na situação dos trilhos, o espaço de 5 mm entre eles é considerado como a variação de comprimento (?l) devido à dilatação térmica. Isso ocorre porque os trilhos estão inicialmente justapostos (sem espaço entre eles) e, ao aquecerem, se dilatam, aumentando o comprimento total da via férrea. Assim, a variação de comprimento é dada pela diferença entre o comprimento final (20 m) e o comprimento inicial (20 m - 5 mm). Por outro lado, na situação do anel e da esfera, o espaço de 5 mm não é considerado como variação de comprimento da esfera, mas sim como o diâmetro interno do anel quando este não sofre efeito de dilatação. Nesse caso, a variação de comprimento da esfera é determinada pela diferença entre o diâmetro interno do anel e o diâmetro inicial da esfera.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Matheus L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 11 meses
Contatar Matheus
Porque a fenda de dilatação deve ser do tamanho da variação esperada do comprimento do trilho.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Rodrigo R.
Respondeu há 11 meses
Contatar Rodrigo

"Por que na dos trilhos o espaço 5mm foi o ?l e não 20-5?"

No caso dos trilhos o enunciado ja colocou o resultado direto sem fazer conta, mas vamos lá, nesse caso o ?l=20,005 - 20 resultando em ?l=0,005 Metros, que é o mesmo que 5 Milímetros.  ?l=20-5 está errado pois 20 está em metros e 5 está em milímetros.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor