A figura representa esquematicamente um canhão magnético sem atrito, que tem dimensões d = 3 m e L = 0,1 m. O canhão possui um campo magnético uniforme B = 100 T, perpendicular ao plano da folha de papel e sentido entrando no plano da folha. Para atingir a distância desejada, o corpo a ser arremessado deve ser acelerado a 4g, ou seja, 4 vezes a aceleração gravitacional, que vale 9,8 m/s2. Para isso, é necessário que uma força F = 300 N atue sobre ele ao longo de todo o percurso d. Quando a chave C é fechada, a fonte ? produz uma corrente elétrica na barra, que por interagir com o campo magnético, empurra o corpo a ser arremessado.
Calcule o valor da corrente na barra para que o corpo seja arremessado com a aceleração adequada.
Boa noite Carlos!!
Então vamos lá:
Quando uma barra metálica é imersa num campo magnético e atravessada por uma corrente temos o surgimento de uma força na barra cuja direção é dada pela regra da mão direita e a intensidade é dada pela seguinte fórmula:
F=B.I.L,sendo B a intensidade do campo magnético em que a barra está imersa,I a corrente que atravessa a barra e L o seu comprimento .
Como a força que se quer obter é de 300 N,a intensidade do campo é 100T e o comprimento da barra é 0,1 m,susbstituindo na fórmula,temos:
300 = 100.I.0,1=>I = 30 A
Se houver alguma dúvida quanto a resolução estou a disposição!!!
Atenciosamente.