Tenho uma dúvida nessa questão do Tópicos de Física:
Duas partículas movem-se numa mesma trajetória circular, com movimentos uniformes de mesmo sentido. Sendo as frequências dos movimentos dessas partículas iguais a 4 rpm e 6 rpm e sabendo que em t = 0 elas estão na mesma posição, determine quantas vezes elas se encontram no intervalo de t = 0 a t = 1 h.
Eu queria saber por que eu não posso simplesmente considerar que a frequência mais baixa de 4rpm sendo igual a 240 rotações por hora não pode ser a resposta, já que as duas dão pelo menos 240 voltas em 1h?
Olá João
No caso você não pode considerar a frequência menor como resposta, pois ela desconsidera a situação do outro corpo "ultrapassar ", quero dizer, como há outro corpo com mairo frequência, isso quer dizer que possui maior velocidade linear e angular, desse modo durante o tempo de 1 h ocorrerá o fato do corpo com f=6rpm ultrapassar o de menor frequência. Por isso não podemos considerar a quantidade de voltas dadas pela menor, como a resposta do exercício.
Espero ter respondido sua dúvida.
Att
Prof. Flávio
Olá João, boa tarde.
Foi dado no enunciado, que a primeira partícula realiza 4 rpm, enquanto que a segunda realiza 6 rpm.
Para sabermos quantas rotações serão dadas por segundo, deveremo dividir o valor dado por 60, ficando assim:
4/60=(1/15)rps
6/60=(1/10)rps
Ou seja, a primeira partícula gastará 15 segundos para uma volta e a segunda 10 segundos para dar uma volta.
Acharemos o mmc entre 15 e 10 que é 30 segundos, este representará o tempo gasto para elas se encontrarem a primeira vez.
Em um prazo de 1 hora ou 3600 segundos elas se cruzarão uma certa quantidade de vezes, que será obtida pela equação abaixo:
Temptot/mmc
(3600/30)= 120 vezes.
Espero ter sido esclarecedor, qualquer dificuldade estou à disposição. Obrigado e até mais.