Olá, boa tarde amigos!!! Tenho uma dúvida:
A voltagem da casa de uma mulher marca 110V. Caso ela conectasse um aparelho de 127V na tomada, aconteceria algo? Os fusíveis tem papel importante nisso?
Boa tarde, Flávia. Tudo bem?
Na realidade, a tensão ou voltagem das residências em São Paulo não são exatamente 110V pois existem variações ou para menos ou para mais, que é absolutamente normal.
Atualmente, os aparelhos elétricos são projetados para funcionarem com uma tensão de até 127V, ou seja, existe uma margem de segurança caso a tensão ultrapasse os 110V, sendo assim, não danificaram o seu aparelho. Se colocarmos um aparelho que funciona com a tensão de 220V , podem acontecer 2 possiblidades, ou o aparelho não irá funcionar ou irá funcionar com uma potência menor mas não irá danificar o seu aparelho. Mas, se colocarmos um aparelho que funciona com uma tensão de 110V numa tomada de 220V, seu aparelho irá sofre uma sobrecarga e será danificado.
Os disjuntores e fusiveis são dispositivos eletromecânicos, que funcionam como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas.
Olá! Ao submeter um aparelho 220V em uma tensão de 110V, apenas ocorre que o aparelho em questão opera com uma potência menor que sua capacidade de projeto, ou seja, sua funcionalidade
apresenta baixo desempenho, em outras palavras, vai operar de modo lento e fraco. Por exemplo, se considerar um aquecedor término, ou um chuveiro elétrico, ambos precisariam de um intervalo de tempo maior para aquecer a água.
O valor de 110 V na verdade é 127V rms (tensão eficaz popularmente conhecida) que é a tensão da rede ou se prefirir 180V de pico.
Espero ter ajudado! Vote positivo.