Foto de Abraão Á.
Abraão há 6 anos
Enviada pelo
Site

Dúvida sobre indutância

Em anexo segue um trecho do livro Física 3 do Sears, página 320 da 12ª edição.

No parágrafo logo acima da figura, o autor afirma "Vamos supor que a bobina possua uma resistência desprezível. Então, basta um campo elétrico muito pequeno para que uma carga se desloque através da bobina, daí o campo elétrico total Ec En nas espiras da bobina deve ser igual a zero".

Não estou entendendo como ele concluiu que o campo elétrico total deve ser igual a zero !

Há a possibilidade de corrente no indutor mesmo sem campo elétrico (as cargas podem se mover com velocidade constante por inércia), ou seja: o módulo do campo elétrico não afeta a possibilidade de existência de corrente num condutor sem resistência. Além disso, parece que o autor quer uma condição para que a corrente não flua pelo indutor (isso seria contraditório !).

Já estou a dias quebrando a cabeça para entender esse trecho, já consultei outros livros, a edição mais atual do Sears, a internet, vídeo-aulas e nada, tá hard.

Física Ensino Superior Eletromagnetismo Geral
1 resposta
Professor Luis G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Luis

Olá, Abraão.

Seria melhor eu ver a imagem pra tirar sua dúvida com mais propriedade, mas infelizmente não pusso esse livro. De qualquer maneira, vamos tentar.

Se você pensar em um anel carregado, o campo elétrico no centro (eu imagino que seja o Ec) e ao longo do plano do anel (En) é nulo por causa de sua simetria. Basta ver a solução do campo elétrico para um anel carregado.

Além disso, se existe uma força eletromotriz para gerar corrente na bobina (e consequentemente uma variação do campo magnético), etnão existe um campo elétrico equivalente "E". Pois o fluxo elétrico "j" (= i / A) é dado por

j = s*E ,

onde "s" é a condutividade elétrica do material. Mas

E = R * i ,

então se você quiser ter um campo elétrico pequeno, para não interferir em Ec e En, a resistência do material por onde transita a corretne também deve ser pequena.

 

Espero ter ajudado.

Bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa