Ocorreu uma dúvida sobre conceitos de física aplicada a um caminhão tanque de combustivel. Se uma pessoa atirar em um tanque de combustível cheio de gasolina ( faltando poucos centimetros para ficar completamente cheio) esse tanque é feito de ferro, no momento em que o projétil atingir o tanque ele iria explodir?
Bom dia Alan.
Essa dúvida do jeito que você a colocou envolve conceitos de química também.
Para que haja fogo, é necessário um combustível, um comburente e calor. Normalmente o comburente é oxigênio, que é aproximadamente 20% do ar atmosférico, mas podem ser outros. O combustível nesse caso seria a gasolina, mas também pode ser madeira, etanol, gás de cozinha, etc. O calor é o "elemento" essencial aqui.
No exemplo que deu, o projétil é normalmente feito de metal, que quando perfura um outro metal, gera uma faísca, que é o calor no triâgulo do fogo. Mesmo se o tanque estivesse completamente cheio de gasolina, no ato de perfurar o tanque, o combustível entraria em contato com o oxigênio do ar. Portanto aí você teria os três "elementos" necessários para que haja fogo.
Para haver uma explosão, é necesssário uma expansão violenta de ar, um processo de combustão gera isso de duas formas: gerando material gasoso através da reação química e aquecendo o gás formado devido ao calor gerado. No exemplo que você deu, o tanque provavelmente iria explodir pois a pressão gerada pela combustão seria maior do que as paredes do tanque podem suportar.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode entrar em contato.