É comum observarmos pássaros pousarem em fios de alta tensão sem que haja nenhuma consequência. Estes fios de alta tensão podem apresentar voltagens de milhares
É comum observarmos pássaros pousarem em fios de alta tensão sem que haja nenhuma consequência. Estes fios de alta tensão podem apresentar voltagens de milhares de Volts. A melhor explicação para que os pássaros saiam ilesos é:
Uma vez que seus pés estão próximos não haverá diferença de potencial suficiente entre eles para gerar corrente elétrica.
A resistência equivalente entre os pés dos pássaros é muito alta e a corrente elétrica “prefere” percorrer o fio, que possui resistência menor.
Os fios de alta tensão são encapados com um material isolante o que mantêm os pássaros seguros e sem risco de choque elétrico.
O ar retido entre suas penas age com um isolante elétrico evitando que a corrente elétrica percorra seus corpos, uma vez que ela sempre o faz pela superfície.
Seus pés apresentam uma camada oleosa que protege contra a umidade e, consequentemente, age como isolante impedindo a corrente elétrica.
Olá Claudia.
Resp.
Uma vez que seus pés estão próximos não haverá diferença de potencial suficiente entre eles para gerar corrente elétrica.
Dois pontos sobre o mesmo fio ideal tem o mesmo valor de tensão, então a diferença é nula.
Para o fio real, existe diferença de potencial conforme a distância, mas o decaimento é suave, em particular, desprezível na distância que os pássaros pousam sobre os fios.
Todavia, se um deles pousar em um fio e outra parte do corpo, e.g., cauda, encostar em outro fio haverá choque.