Olá a todos!
Minha curiosidade é sobre um experimento que fazíamos quando jovens, captando a luz do sol por meio de lentes para produzir calor e botar fogo em palha seca, bom! Seguindo por essa linha gostaria de saber se em larga escala este mesmo experimento poderia produzir energia esta classe de energia solar e se seus usos poderiam ser mais amplos, como a captação por meio de placas solares voltaicas? Isso seria possível? Um grande abraço aos profes! :)
Obrigado!
Olá!
Seguinte, não sei se entendi bem a sua dúvida amigo, mas dei meu melhor para que você tenha tirado sua dúvida.
Primeiramente gostaria de tentar explicar o experimento que você descreveu no começo:
O que acontece é o seguinte o sol emite radiação em forma de luz (de acordo com a lei de Stefan-Boltzmann), e já que como a distância terra-sol é muito grande os raios solares chegam praticamente paralelos entre si ,assim, a lente usada (por exemplo uma lupa com distância focal f) vai direcionar essa luz para um ponto q dista f da lupa fazendo com que naquele ponto tenha mais energia que teria se estivesse sem a lupa, assim causando a inceneração do objeto neste ponto.
Agora explicado superficialmente a ideia do negócio...
A lupa não criou energia nem nada apenas direcionou ela, então com as placas solares iriamos captar energias fotovoltaicas ("A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade." fonte do trecho com aspas: iberdrola)
para a lupa ser útil nessa captção teria que ser muito grande e muito provavelmente inviável financeiramente pois sua distancia focal iria ser grande
Boa noite e bons estudos!