Eletrizaçao e quantidade de cargas
Poderiam comentar sobre as afirmações a seguir?
I. Na eletrização por atrito, além de adquirirem cargas elétricas de sinais opostos, os corpos apresentam quantidades de cargas elétricas de mesmo valor absoluto.
II. Na eletrização por atrito, as substâncias podem
ser distribuídas numa sequência, denominada série triboelétrica, de acordo com o sinal da carga que adquirem ao serem atritadas umas com as outras.
III. Tanto nos processo de eletrização por contato,quanto no processo de eletrização por indução, um dos corpos deve, inicialmente, estar
carregado eletricamente.
IV. Tanto nos processo de eletrização por contato, quanto no processo de eletrização por indução, torna-se necessário que um dos corpos seja
ligado temporariamente a um aterramento.
AFIRMAÇÕES VERDADEIRAS- RESPOSTA: I,II e III
Física
Ensino Médio
Eletromagnetismo
2 respostas
I. Verdadeiro. Este é o princípio de conservação das cargas, em um sistema dito fechado, num processo de eletrização por atrito, a quantidade de carga que um primeiro corpo perde é igual a quantidade de carga que um segundo corpo recebe.
II. Sim, na série triboelétrica, dependendo da ordem em que estejam as substâncias, uma que antecede a outra pode adquirir sinal positivo enquanto a que a sucede adquire carga negativa.
III. Sim, pois estando neutros não existirá diferença de potencial para motivar o movimento das cargas, uma vez que nesse caso, a energia potencial elétrica é apenas das cargas elétricas e não originada de energia cinética, como no caso da eletrização por atrito.
IV. No processo de eletrização por contato a ligação ao terra apenas neutralizaria as cargas dos corpos em contato, deixando-os em equilíbrio eletrostático com a terra. No processo de indução sim, para que um dos corpos resulte eletrizado, é necessário um comparativo de potencial com referência à terra.
Um professor já respondeu
Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Olá, Hunaldo.
Então vamos às afirmativas.
I. Na eletrização por atrito há uma torca de cargas elétricas. Um corpo fica positivamente carregado, enquanto que outro fica negativamente carregado. Se os dois corpos estão eletricamente neutros (quantidades iguais de cargas positivas e negativas), as cargas negativas saem do carpo A para o B, por exemplo. Isso faz com que o corpo A fique com menos cargas negativas do que positivas. Ou seja, o corpo A fica positivamente carregado, enquanto o corpo B fica negativamente carregado. Ao mesmo tempo que o corpo A cede -q para o B, A fica com +q em cargas. O valor absoluto das cargas, então é o mesmo.
II. A série triboelétrica é uma tabela que indica a propensão dos materiais de receberem cargas positivas ou negativas.
III. Apenas a eletrização por atrito é possível ser realizada com os dois corpos eletricamente neutros.
IV. Na indução é necessário um aterramento para neutralizar as cargas que foram separadas pelo indutor. Entretanto, no contato só é necessário que os dois corpos tenham quantidades de cargas diferentes, pois o contato irá equilibrar a distribuição de cargas entre os dois.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!
Um professor já respondeu
Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta